Logo O POVO+
Do campo ao copo
Foto de Taiga Cazarine
clique para exibir bio do colunista

Beer sommelier, beer huntress, head de comunicação da Cervejaria Capitosa e diretora da Cazarine Comunicação

Taiga Cazarine gastronomia

Do campo ao copo

Tipo Opinião
Café, cacau e cumaru são usados na formulação da cerveja  (Foto: divulgação )
Foto: divulgação Café, cacau e cumaru são usados na formulação da cerveja

Este não é um título original, mas eu gostaria de reforçar essa informação que é real e ainda pouco percebida pela maioria dos consumidores de cerveja. A bebida, antes de chegar ao seu copo, participa de um processo que envolve várias etapas e, para muito além, incentiva cultivos, preserva áreas e emprega famílias.

Pensando neste ciclo, a Cervejaria Seasons (Grupo CBCA) lançou, em parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), de Piracicaba, e Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável), de Manaus, um trio de cervejas Stouts com o nome Legado, sendo cada uma com um ingrediente especial: Cacau, Cumaru e Café - substratos cultivados na floresta amazônica e resultantes de projetos de incentivo por estas organizações. O projeto visa "transcender o produto" e contar a história das pessoas e povos que trabalham de maneira sustentável.

O que vem da terra é o que compõe cada receita e eleva as experiências das degustações (Foto: divulgação )
Foto: divulgação O que vem da terra é o que compõe cada receita e eleva as experiências das degustações

Para compor essa história, o layout das latas foi desenhado de forma que, quando posicionadas uma em cima da outra, é possível ver um único desenho da personagem principal da marca: a vaca junto de elementos que fazem referência aos ingredientes utilizados. As três cervejas da série Legado são de estilo Stout: escuras com características intensas de malte torrados, lembrando aromas de café, com corpo moderado e espuma cremosa. Cada exemplar do trio tem suas notas exaltadas por conta do seu ingrediente, trazendo complexidade a abundância de aromas e tornando-as altamente gastronômicas. Quem se interessar pela cerveja e por todo o projeto pode acessar um portal com informações por meio de um QR Code impresso nas latas. Espero que vocês se interessem por toda esta experiência, assim como eu. Saúde!

Leia também | Confira mais dicas e informações do mundo das cervejas, com Taiga Cazarine, na coluna Tim Tim

Foto do Taiga Cazarine

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?