Logo O POVO+
10 informações úteis (ou inúteis) sobre o resultado das Eleições 2020
Foto de Tânia Alves
clique para exibir bio do colunista

Tânia Alves é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Começou no O PCeará e Política. Foi ombudsman do ornal por três mandatos (2015, 2016 e 2017). Atualmente, é coordenadora de Jornalismo..

10 informações úteis (ou inúteis) sobre o resultado das Eleições 2020

Tipo Opinião
Eleições municipais 2020 (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE Eleições municipais 2020

1) Sobral Ivo Gomes (PDT) foi eleito para um segundo mandato vencendo Osmar Rodrigues, que é pai do deputado Federal Moses Rodrigues. Ivo iniciou seu primeiro mandato com muita polêmica. O ordenamento do trânsito nas ruas de Sobral recebeu imensa rejeição, mas ele não recuou e hoje a cidade tem um Centro organizado para o trânsito. Neste ano, Ivo foi bem avaliado na condução da crise da pandemia do Coronavírus. Ganhou, portanto, com méritos próprios. Para quem não lembra: Oscar é aquele patrocinador master do Guarany de Sobral que jogou dinheiro para a torcida para comemorar o título da primeira fase do Campeonato Cearense.

2)Santa Quitéria – Neste município venceu o empresário José Braga Barroso, conhecido como Braguinha (PSB). Ele derrotou o prefeito Tomás Figueiredo (PSDB) que tentava a reeleição e é de uma tradicional família política do município. Braguinha foi vice de Tomás Figueiredo em 2016. Braguinha, este ano, se lançou candidato e teve apoio de Cid Gomes que visitou o município para participar de evento. Na campanha, Tomaz era chamado de “Trator”, enquanto Braguinha era o “Matuto”. Um detalhe importante: Braguinha conseguiu eleger o filho, Joel Madeira Barroso, como vereador. É o segundo mandato dele.

3)Massapê – O resultado da eleição no município da região Norte tem história dentro da família Albuquerque. A prefeita eleita Aline Albuquerque Lora” (PTB) é filha do secretário das Cidades de Camilo, Zezinho Albuquerque. Derrotou o tio Jaques Albuquerque (PSDB). Nas eleições municipais de 2016, Jacques havia derrotado o hoje deputado federal AJ Albuquerque que tentava a reeleição. AJ também é filho de Zezinho. Naquela ocasião, a chapa de Jacques, que tinha como vice Nilson Frota, era conhecida como a “Chapa da Bengala”, pois os dois já haviam passado dos 80 anos e venceram o jovem e belo AJ. Agora, Zezinho está de volta ao poder no município.


4) Itapipoca - O eleito, Felipe Pinheiro (PT), venceu João Barroso (PSDB) que tentava a reeleição e é de uma tradicional família política do município. Felipe é filho de um petista histórico, advogado Antônio Pinheiro de Freitas, que havia sido vice-prefeito na administração Vicente Antenor Ferreira Gomes (93/96). Dr. Pinheiro morreu em maio deste ano vítima de Covid-19. O PT já havia administrado o município com Dr. Dagmauro eleito em 2012. Tentou a reeleição em 2016, mas foi derrotado por João Barroso. Agora, o PT está de volta derrotando quem lhe derrotou.


5)Varjota – Após 12 anos no poder, o MDB, da prefeito Célia Rodrigues de Sousa, dará o lugar para o PDT do empresário Elmo Linhares. Ele venceu Rosa Cândida Paulino que já havia sido prefeita por duas gestões (2008 e 2012). Elmo buscou a eleição em 2012, mas foi derrotado por Célia, que é do grupo político de Glerton Paulino, marido de Rosa. No município, grupo de Elmo é conhecido como os “Mocós” e o de Glerton, como “Jacarés”. Agora a vez é dos “Mocós”.


6)Cariré – O empresário Antônio Martins , PDT, foi o escolhido dos carireenses com um votação de 69,95% dos votos. O eleito foi prefeito do município por duas gestões (2008 e 2012). Em 2016, conseguiu fazer o sucessor Elmo Aguiar, que não tentou a reeleição como parte de um acordo. Antônio, nos oito anos de mandato, fez uma administração técnica com traços empresariais. Saiu do governo bem avaliado. Tem como projeto ser deputado federal.


7)Reriutaba/Pires Ferreira – A eleição das duas cidades em 2020 estão interligadas. Em Reriutada, foi vencedor Pedro Humberto (PSB) que derrotou Osvaldo Neto (PDT) que tentava a reeleição. No município, está de volta a Família Aguiar, pois Pedro Humberto é marido de Marfisa Aguiar, atual prefeita de Pires Ferreira, que não tentou a reeleição, pois completou oito anos de mandato. Marfisa é Filha do ex-prefeito de Reriutaba, Zezão Aguiar e sobrinha do ex-prefeito Carlão Aguiar. Em Pires Ferreira, foi vencedora a médica Lívia Mororó (PDT) que é cunhada de Pedro Humberto. Marfisa e Lívia são noras do ex-prefeito do município, Professor Marcos.


8)Apuiarés – Em Apuiarés saiu vencedora, Íris Maria Cruz de Lima (PT) que derrotou Anaracy Pinto Pinho Rufino (PSB), conhecida como Ana Rufino. Há ligação familiar da candidata derrotada em Apuiarés, com os prefeito de Ipu e de São Gonçalo do Amarante. Ana Rufino é filha do ex-prefeito de Fortaleza Barros Pinho, irmã do atual prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho e mulher do prefeito de Ipu, Sérgio Rufino (PCdoB) que não tentou reeleição, pois estava termina o segundo mandato. Em Ipu, venceu Robério Rufino (PCdoB). Detalhe: o PT fez somente um vereador, Márcio Ralf.


9) Croatá – A prefeita eleita do município é Iraldice Mão Cheirosa (PDT). Ela venceu Augusto Brito ou Belô (PCdoB). O detalhe, Mão Cheirosa, conquistou a vitória na abertura das últimas urnas, por 36 votos. Antes do resultado final, os eleitores do candidato comunista chegaram a comemorar a vitória.


10)Maranguape – A disputa se deu entre dois ex-prefeitos e o atual gestor do município. Átila Câmara (SD) foi eleito com 36,38% dos votos. Ele voltará para administrar o município em 2021, depois de ser derrotado, em 2016, pelo atual prefeito João Paulo Xerez (PDT). Este não conseguiu se reeleger. O terceiro candidato foi George Valentim (PSB), que também já havia sido prefeito da Cidade.

Foto do Tânia Alves

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?