
Jornalista, compositor, escritor, humorista, cantor e pesquisador da cultura popular. Escreveu várias composições em parceria com Falcão. É autor do livro
Jornalista, compositor, escritor, humorista, cantor e pesquisador da cultura popular. Escreveu várias composições em parceria com Falcão. É autor do livro
Seu Zé foi criado no pirão de cangulo, na garapa de murici, direto na manga coité, no manipuçá. Cangapé em lagoa era com ele. Vendeu camarão sossego, moré e "eiú" (iú) na feira da Caucaia. Coco seco também. Estudou na Fênix Caixeiral, formou-se Contador. Labutou no Epitácio, montou bodega no Amadeu Furtado, gerenciou a Varig - conheceu a "América". Adotou Pacajus como recanto labutativo pra não parar na aposentadoria.
Porém, nunca foi homem de se pabular do que tinha, era ou sabia; cagar goma ou mais que um boi, se amostrar e ser cabido não era do feitio dele. Sempre foi invocado com gente metida a "sabida". Januarinho é dessas criaturas, só quer ser as pregas. O tal sabichão que os tantos "gês" evolutivos do celular fez ainda mais pernóstico. E aí, Samsung na mão, aproximou-se do velho e brabo seu Zé pra frescar e lascou-se.
Como se tivesse acabado de aprender algo de serventia, Januarinho dispara ciência, desprecavido de réplica abusadamente graúda do irônico interlocutor:
- A população de formigas no mundo é 2,5 milhões de vezes maior do que a de humanos!
- Quantas dessas bichinhas tem no planeta mesmo, Januário?
- Quatro quatrilhões...
- Quem contou elas?
- Especialistas da Austrália, Alemanha e Hong Kong...
- Ninguém do Itapagé?
- Não. Deu na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences...
- E eu com isso?
- É ciência, seu Zé! Não acredita?
- Bem, se é ciência, sim. E veja só: Bibiu meu neto, filho de Tonha, também fez uma contagem caceteira.
- Contou o quê?
- Cabelo. Tem 221.238,5 cabelos a mais que formigas no mundo...
- Aí mente!!!
- Foi tu que começou!
Januarinho tenta resistir à força fuleira de um seu Zé mais que nunca empolgado com as mentiras que conta, de pronto retrucando.
- Não! Não acredito que haja mais cabelo que formiga no mundo! Impossível!
- Posso pedir a Bibiu pra recontar... Bibiu! Ô Bibiu! Chegue cá, meu fí!
Bibiu todo ouvidos e respeitoso diante do pai de Tonha:
- Que é, vozinho?
- Januarinho quer que tu reconte os cabelos que tem na terra...
- Pode ser depois da janta?
- Fazer o que, né? Vá lá!
Enquanto Bibiu fazia a recontagem, Januarinho arrotou mais conhecimento: a picada da aranha-armadeira pode causar uma ereção de até quatro horas. Seu Zé, se abrindo da informação...
- Pois saiba que a cartilagem de lagartixa tem o efeito prolongado por uma semana. O cristão fica subindo as paredes feito um bicho, grudado na coisa!
- Avacalhe não, hômi! Bora falar sério! Sabia, por exemplo, que o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, ultrapassado apenas pela água?
- E a pôde, tá pôde? Arrepare: todo pé direito é menor 0,11145 mm que o outro. Por fim, Dandão, primo de Bibiu, tem as urêa grande de tanto roer castanhola.
- Com essa eu me despeço, seu Zé! Nã!
- Deixa de ser besta, Januarinho! Com essa tal internet, todo abestado hoje é dotô!
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.