Logo O POVO+
Eu tô é pebado!
Foto de Tarcísio Matos
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, compositor, escritor, humorista, cantor e pesquisador da cultura popular. Escreveu várias composições em parceria com Falcão. É autor do livro

Tarcísio Matos arte e cultura

Eu tô é pebado!

Tipo Crônica

Avali você que ela brigou comigo, feito a peste, só porque eu grafei Camila por seu nome. Que eu sabia de nada, que sou analfa de pai e beto de mãe, mobral, primeiro ano fraco, rerré, burro...

Tio, isso é um absurdo! O senhor não sabe escrever!

Sei, Camilinha! O problema é que...

É o que o que, tio? Tão meridiano escrever meu nome: Khammilly!

- Realmente, seu nome tem a simplicidade de um Zé. Khammilly. Égua!

E aí me pus a pensar no tamanho da minha santa ignorância, santa porque ultrapassa em muito a capacidade de entendimento acerca de nomes próprios que tem por base o da minha singela sobrinha - Khamilly, que jurava fosse Camila ou, na pior das hipóteses, Kamila. Botei as coisas no papel.

E na família de K, descobri as seguintes Camilas:

Khammilly (essa tal sobrinha minha, irmã da Hínggridhy), Kamili, Kamile, Kamila, Kamilly, Kamily, Kammile, Kammilla, Kanmile (de irmão chamado Yghorr), Kammiling. E creiam: Qammille. Fora outros inescrevíveis e impronunciáveis nomes.

Na família de C, temos as seguintes Kamilas (já começo a me confundir):

Camilla, Camille, Camilly, Camilah, Camile, Camily...

Não satisfeita, Khammilly pede que eu bote no papel o nome dela completo. Não me atrevi. "Pra você não se afobar de novo comigo. Taí caderno e caneta, escreva!"

- Khammilly Kristten Addams Portmman Xavier.

A 'quintura' do aquecimento global

Antônio Luís, dos mais letrados entre os Monteiros, tenta explicar ao pinguço (e beiradeiro) Adinan as causas do aquecimento global. "Ispicialista" no tema, tem na ponta da língua os já consagrados motivos de tantas catástrofes climáticas e mudanças que ocorrem por força dessa fulerage.

- Pesquisadores do clima mundial afirmam que o aquecimento global ocorre em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente derivados da queima de combustíveis fósseis na atmosfera.

- É não, dotô! Marrapaz!

- Pelo que eu li, o ozônio, o dióxido de carbono, o metano e principalmente o monóxido de carbono formam uma camada de poluentes, causando o famoso efeito estufa, que dificulta a dispersão do calor.

- É não, macho!

- Bem, eu ouvi falar que o desmatamento e a queimada de florestas e matas também corroboram o aquecimento global. Os raios do sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera.

- É não, cara!

Antônio Luís tá quase se enfezando totalmente com o truviscado Adinan. O caçula dos Monteiros ratifica as primeiras ilações, em tom de cansaço:

- Parece que o consenso científico, bêbo fí duma égua, identifica os níveis aumentados de gases estufa devido à atividade humana como a principal influência.

- É não, mói de chifre! É não!

Antônio Luís papocou:

- Então diz aí que diabo é que causa o efeito estufa, elemento!!!

- Na minha mente é mode a quintura...

Foto do Tarcísio Matos

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?