Logo O POVO+
Ensaios de Ano Novo
Foto de Tércia Montenegro
clique para exibir bio do colunista

Autora dos romances Turismo para cegos e Em plena luz, dentre outros títulos. É também fotógrafa e professora da Universidade Federal do Ceará. Adora gatos, viagens e acredita cada vez mais no poder da arte.

Ensaios de Ano Novo

"Há pouco tempo retirei-me a minha casa, decidido, na medida do possível, a não fazer outra coisa senão passar em repouso, e no isolamento, o pouco de vida que me resta: parecia-me impossível fazer maior favor a meu espírito que deixá-lo em plena ociosidade, conversando consigo mesmo."

A passagem acima, integrante da vasta obra do francês Montaigne, poderia ter sido escrita - ou pensada, com palavras mais ou menos equivalentes - por alguns de nós, no começo de 2020. O confinamento, para quem teve o privilégio de passá-lo em segurança, com emprego garantido, um teto próprio e tranquilo, talvez tenha indicado a chance de se recolher, buscar o crescimento íntimo.

Montaigne passa a maior parte dos seus Ensaios interrogando as evidências, os conhecimentos estabelecidos, as sabedorias institucionais ou reveladas. O exame de seu cotidiano à primeira vista poderia significar apenas um exercício ególatra - e, se assim fosse, ainda haveria grande valor histórico no texto desse homem que, escrevendo durante o século XVI, impôs sua individualidade de modo tão inovador. Hoje, ao contrário, abundam as exibições de egos, e nada há de original nisso. Mas o mais importante é que Montaigne jogou com o ambíguo de uma forma difícil de imitar. Quando ele diz, por exemplo: "Ouso não só falar de mim, como falar só de mim", a afirmação é uma bela armadilha.

Montaigne, no seu uso privado da literatura, atinge o universal dos assuntos.

Raramente a atual reclusão pela pandemia - reclusão que paradoxalmente envolveu comunicação assídua com o resto do mundo, através dos mecanismos virtuais - pôde fornecer esse salto de sabedoria.

A leitura dos Ensaios mostra como a época antiga às vezes oferece pensamentos mais avançados que os contemporâneos. Com Montaigne, o termo "medieval" perde suas associações negativas. Há muitíssimo aprendizado neste autor - inclusive a respeito do tempo, da paciência que é uma espécie de fé, renovação. Desde março esperamos por 2021 como um símbolo que exorcize tudo de ruim que enfrentamos. Mas a transformação não virá necessariamente com a mudança de calendário; muito mais do que uma data específica, o ano novo parece na verdade um ciclo, um período pós-catástrofe que deve surgir aos poucos, insinuando-se como grãos na ampulheta, a princípio despercebidos - mas em algum momento vamos constatar sua inegável presença e dizer: Aí está. Passou a ameaça.

Nesse instante, abriremos a janela de outra maneira, sem medo. Trocaremos então Montaigne por Cervantes para voltar à aventura do mundo, quixotesca. E diremos, com Sancho Pança: "(...) que maior desdita pode ser que aquela que aguarda o tempo que a consuma e morte que a acabe? Se esta nossa desgraça fosse daquelas que com um bom par de emplastros se curam, já não seria tão mau". Avancemos!

Foto do Tércia Montenegro

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?