Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
CEm novo episódio da novela envolvendo a crise do PDT no Ceará, blocão comandado no partido pelo senador Cid Gomes (PDT) acionou judicialmente o comando do PDT Nacional contra decisão que inativou, na última sexta-feira, 6, diretório do partido no Ceará. Assinam o documento, além do próprio Cid Gomes, cinco deputados federais e 12 deputados estaduais do PDT pelo Ceará, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Evandro Leitão (PDT). Em ação anulatória com pedido liminar apresentada à 28ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o bloco do senador classifica a decisão como "ato abrupto, unilateral e sumário", que teria violado direito dos filiados e prejudicado convocação prévia feita para a eleição de uma nova Executiva local da sigla no próximo dia 16 de outubro.
Ao todo, a ação pede: manutenção da nova eleição convocada; anulação do ato de inativação do diretório estadual do PDT-CE; invalidação da comissão provisória indicada após a mudança.
No processo, bloco de Cid acusa grupo de André Figueiredo (PDT) de ter agido "sorrateiramente" e sem base em "qualquer regra estatutária" do partido. "Sequer foi apresentada justificativa".
André Figueiredo tem afirmado que a última convenção da sigla foi realizada em 5 de outubro de 2019, com prazo de quatro anos para os mandatos. O diretório, portanto, estava sem prazo.
A Justiça do Trabalho do Ceará movimentou mais de R$ 101 milhões durante a 13ª edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista, realizada de 18 a 22 de setembro e que atendeu 9,7 mil pessoas.
Além de ações de conciliação, também foram realizados dois leilões judiciais e liberados 395 alvarás judiciais, que somaram R$ 11 milhões. Foram 2.082 audiências, com 958 acordos homologados.
A Semana da Execução foi uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) com o objetivo de solucionar processos que estão na fase de execução, sem mais recursos disponíveis.
A Prefeitura de Fortaleza realizou no último sábado, 7, nova recontagem de votos para a eleição de membros dos Conselhos Tutelares na Capital, após erro na totalização inicial.
Um dos casos mais marcantes foi o de Wesley Sacramento, quem primeiro denunciou as irregularidades. Na primeira contagem, o candidato aparecia na última posição entre os 60 eleitos, com 1.040 votos.
Na recontagem, ele ganhou 600 votos, passando da 60ª posição para a 32ª. Germana Mesquita também ganhou 800 votos, passando do 5º lugar para o 2º. Imaginem só, 1.400 votos ignorados só aí.
Positiva iniciativa da Assembleia Legislativa do "Vem Pra Alece", que quer trazer a população para ocupar espaços da Casa. /// Fica, no entanto, a pergunta: e as galerias superiores do Legislativo, quando serão reabertas no dia a dia das sessões? /// Espaço costumava ser utilizado para protestos.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.