Logo O POVO+
Paz no PDT ficou "absolutamente impossível"
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Paz no PDT ficou "absolutamente impossível"

A Executiva Nacional do partido decretou a intervenção no diretório do Ceará e afastou o senador Cid Gomes. U interventor será nomeado para conduzir o processo
Tipo Opinião
Cid Gomes, André Figueiredo, Carlos Lupi e Ciro Gomes na reunião Executiva nacional do PDT (Foto: Reprodução/Instagram: Cláudio Pinho)
Foto: Reprodução/Instagram: Cláudio Pinho Cid Gomes, André Figueiredo, Carlos Lupi e Ciro Gomes na reunião Executiva nacional do PDT

Presidente em exercício do PDT Nacional, o deputado André Figueiredo disse ontem que decisão de intervenção do partido na situação do PDT Ceará já tem efeito imediato e afasta o senador Cid Gomes (PDT) do comando local da sigla. Segundo ele, um "interventor" deverá ser nomeado no caso, que terá abertura de espaço para a defesa de todas as partes envolvidas. Segundo o deputado, a reunião da Executiva Nacional de ontem ainda tinha interesse em "pacificar" a situação entre aliados dele e de Cid na sigla, mas o objetivo acabou ficando "absolutamente impossível". "A reunião era para tentar apaziguar a situação entre dois lados que não poderiam se entender. Foi para tentar pacificar, mas é um objetivo que ficou absolutamente impossível", afirma o deputado. Grupo de Cid promete recorrer da decisão, inclusive na Justiça.

Barganha

Durante a reunião de ontem, Cid Gomes destacou que ainda mantém ampla maioria entre parlamentares do partido no Ceará. Também prometeu unir PT e PDT no Estado em 2024, com direito a chapa encabeçada pelo PDT.

Fúria

Apesar disso, quem acabou chamando mais atenção no encontro foi o irmão do senador, o presidenciável Ciro Gomes. Feito "metralhadora", ele acabou dirigindo palavras duras a praticamente todos os deputados da comitiva de Cid.

Ironias

Desabafo de Ciro contra correligionários ocorreu em um salão adornado por uma faixa de dizeres muito pouco aplicáveis ao atual estado de harmonia interna do PDT no Ceará: "Um tempo bem melhor para se viver".

Renovação

Vice-prefeito Élcio Batista e Tasso Jereissati comandam na próxima segunda-feira, 30, convenção estadual do PSDB no Ceará. Encontro terá eleição de novo Diretório estadual da sigla e homenagem ao ex-senador tucano.

Recuperação

Líder do governo Lula na Câmara, o cearense José Guimarães (PT) passa na segunda-feira, 30, por cirurgia no quadril, em procedimento já realizado recentemente pelo presidente. Afastamento presencial até 15 dias.

Negociação

O Sindicato dos Servidores Públicos de Fortaleza segue exigindo revisão de planos de cargos de carreiras municipais. Muita cobrança e, até agora, pouca resposta. Farão audiência na próxima terça-feira na Câmara Municipal.

Reitor Custódio Almeida, governador Elmano de Freitas e vice-reitora Diana Azevedo(Foto: Carlos Gibaja/Governo do Estado)
Foto: Carlos Gibaja/Governo do Estado Reitor Custódio Almeida, governador Elmano de Freitas e vice-reitora Diana Azevedo

Parceria

Reitor Custódio Almeida (foto) e a vice Diana Azevedo receberam o governador Elmano de Freitas (PT) na reitoria da UFC. Na reunião, muita conversa sobre possíveis parcerias entre UFC e Estado na segurança hídrica, meio ambiente e inovação em saúde.

Imortal

Noite de sexta-feira importante para o ministro Camilo Santana (PT), agraciado com o título de Acadêmico Honorário pela Academia Cearense de Letras. Cerimônia comandada pelo presidente da ACL, Tales de Sá Cavalcante.

Correria

Dia de intensa agenda de ministros do governo Lula no Ceará. Wellington Dias (Desenvolvimento Social) participou de eventos do Ceará Sem Fome. Silvio Almeida (Direitos Humanos) visitou sedes do Abolição e da Alece.

Horizontais_

Trabalhadores terceirizados que atuam na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) em Fortaleza paralisaram atividades desde as primeiras horas desta sexta-feira. /// Eles cobram o pagamento dos salários de trabalhadores que foram demitidos e não receberam nem o pagamento nem verbas rescisórias.

 

Foto do Vertical

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?