Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Presidente em exercício do PDT Nacional, o deputado André Figueiredo afirma que o partido irá condicionar o apoio à reeleição de João Campos (PSB) em Recife a uma reciprocidade do PSB pela reeleição de José Sarto (PDT) em Fortaleza. Atualmente, PDT e PSB desenvolvem conversa no plano nacional de olho em alianças em diversos estados, inclusive com perspectiva de formalização de uma federação entre as duas siglas para a eleição de 2026. Para Figueiredo, no entanto, o apoio a Sarto seria "essencial" para o prosseguimento das negociações. A preço de hoje, o PSB é presidido no Ceará pelo ex-deputado Eudoro Santana, pai do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). "Se aqui em Fortaleza o PSB for oposição ao Sarto, isso certamente nos levará a, lamentavelmente, também não apoiar o PSB em Recife", pontua Figueiredo.
Em entrevista recente à coluna, no entanto, Eudoro deu opinião diferente: "A direção nacional do PSB é muito ligada a Pernambuco, sabemos que a questão de lá tem influência, mas uma coisa é Pernambuco, e outra coisa é Ceará".
"Eles podem apoiar (lá), mas aqui não. Aqui nós vamos apoiar o projeto 'O Ceará Cada Vez Mais Forte'", disse Eudoro, que diz ter exigido o alinhamento entre PT e PSB ao presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, antes de se filiar.
Entre deputados, inclusive cidistas, clima é de que o PSB seguirá como incógnita no Ceará. Mesmo com Eudoro na presidência, há a compreensão de que o partido tem a eleição em Pernambuco como "prioridade máxima".
Todos os holofotes voltados para reunião convocada por Cid Gomes (PDT) e seu grupo no pedetismo cearense com prefeitos de todo o Estado. Encontro será realizado a partir das 15h no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza.
A expectativa é que seja anunciado um movimento grande de desfiliação de prefeitos cidistas do PDT. Na semana passada, reunião do diretório pedetista aprovou cartas de anuência para a saída de 50 prefeitos do partido.
As anuências foram aprovadas ainda que prefeitos não necessitem deste tipo de documento para a eleição do próximo ano. Para mandatos municipais, a disputa de 2024 terá prazo da chamada janela partidária em março.
Secretários Célio Studart (Proteção Animal) e Robério Monteiro (Recursos Hídricos) foram exonerados por Elmano de Freitas (PT). Ambos são deputados e querem voltar à Câmara para apresentação de emendas ao Orçamento de 2024.
A Justiça do Ceará já expediu decisão pedindo a citação de Ciro Gomes (PDT) em interpelação judicial movida pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) que cobra explicação de denúncias movidas por Ciro contra o Estado.
Após a citação, Ciro terá até três dias para detalhar as acusações. Na peça, a PGE acusa Ciro de ferir a honra de "todos os servidores e colaboradores" do Estado após fazer acusações não específicas de corrupção.
A Desembargadora Germana Moraes, o Diretor-Presidente da Adece, Danilo Serpa, e a empresária Mariana Mota, diretora da Cerbrás, serão os homenageados do 8º Prêmio Acomac Ceará, que reúne empresários do ramo de materiais de construção. Cerimônia ocorre em 28/11, às 18h, no Teatro do RioMar.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.