Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
O vereador Carlos Mesquita (PDT) foi destituído da posição de líder do governo José Sarto (PDT) na Câmara Municipal de Fortaleza. Mudança ocorre poucos dias após o parlamentar protagonizar crise ao afirmar que a Prefeitura teria cortado "de propósito" repasses para o tratamento de oncologia na Capital como forma de pressionar o governo Elmano de Freitas (PT). A tese, no entanto, é rejeitada pela própria gestão, que afirma ter, na verdade, incrementado repasses para a área nos últimos meses. A indicação do novo líder da gestão no Legislativo deverá ser formalizada hoje pelo prefeito. Entre vereadores e pessoas próximas de Sarto, o esperado é que a liderança continue com um parlamentar do PDT, com vices escolhidos entre demais partidos aliados, como PSDB e Cidadania. Mesquita ocupava o posto desde janeiro deste ano.
Em discurso na quinta-feira passada, Mesquita voltou atrás da fala e disse que ela ocorreu em tom de "desabafo", em meio a um embate com um vereador da oposição que acusava a Prefeitura de ter feito cortes na área.
Caso acabou ganhando repercussão nacional, sendo veiculado em inúmeros veículos. No Legislativo, tanto vereadores quanto deputados estaduais avaliaram uma convocação do prefeito para explicações sobre a fala.
Mesquita, no entanto, diz que fala foi "tirada de contexto": "Algumas pessoas tentaram aproveitar desse momento para tentar me atingir. Ou talvez até me inviabilizar (...) pegaram só essa fala para querer me crucificar", diz.
Após quase sete meses de jogos, a edição de 2023 da Taça das Favelas de futebol teve decisão no último sábado, com a equipe do Jangurussu conquistando o campeonato feminino e o time das Quadras o masculino.
A Secultfor lança amanhã no Centro Cultural Belchior, às 19h, nova etapa da Coleção Pajeú, que conta história de bairros de Fortaleza. Desta vez, obras tratarão do Conjunto Ceará, Jangurussu, Jardim das Oliveiras e Mondubim.
Movimentação forte de políticos neste fim de semana em Aracati, que teve festival de gastronomia e cultura. O prefeito de lá, Bismarck Maia, é líder do Podemos no Ceará, um dos partidos cotados para receber grupo de Cid no PDT.
O deputado Célio Studart (PSD) propôs neste sábado projeto de lei que obriga organizadores de eventos a disponibilizarem estações de hidratação. Iniciativa ocorre após caso de jovem que morreu em show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro.
Começa hoje a Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), que reúne 26 capitais de nove países lusófonos, como Brasil, Portugal e Angola. Edição deste ano é sediada em Fortaleza.
Abertura do evento ocorre hoje, às 11h, no auditório do Paço Municipal, com palestra do prefeito José Sarto (PDT). Amanhã, gestores devem visitar o Parque Rachel de Queiroz, o Cuca Pici e o Centro de Controle da AMC.
O Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), em parceria com a Fiocruz, lança nesta quinta-feira, 23, o livro "O Problema Mineral do Ceará - Volume 1: Onde Não tem Mineração no Ceará?". /// O evento acontecerá no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.