Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Atualmente chefiando o Palácio da Abolição, a vice-governadora Jade Romero (MDB) rebateu ontem tese da base do prefeito José Sarto (PDT) de que o Governo do Estado estaria "subfinanciando" o tratamento oncológico do Ceará. Destacando articulação de R$ 270 milhões para a área, a governadora em exercício também fez duras críticas à declaração recente do líder do prefeito na Câmara Municipal, Carlos Mesquita (PDT), que falou sobre "cortes propositais" da Prefeitura na área. "Vi ali uma desumanidade. Não só como vice-governadora ou como gestora pública, mas como cidadã. É uma fala desumana, porque a gente sabe que um corte como esse impacta na vida de muitas pessoas", afirma. "Enquanto isso, o governador estava se articulando para a gente ter as emendas da bancada em Brasília todas para a oncologia".
Vale destacar, no entanto, que a gestão José Sarto rejeita a tese levantada por Mesquita de Cortes na área. Argumentam que, pelo contrário, despesas com tratamento da oncologia só aumentaram nos últimos meses.
A fala de Mesquita acabou criando crise no Legislativo, com vereadores confirmando há mais de uma semana a saída de Mesquita da oposição. Sarto, no entanto, ainda não oficializou a indicação do substituto do pedetista.
Na entrevista à coluna, Jade também disse "apostar" que Roberto Cláudio (PDT) deverá ser o candidato do bloco do PDT para 2024. "Acho que ele vai fazer com o Sarto o mesmo que fez com a Izolda no ano passado", diz a vice.
Boa parte da bancada do Ceará respirou aliviada com o adiamento, anunciado ontem, do prazo para a apresentação de emendas ao Orçamento de 2024. O prazo, que venceria ontem, foi para a próxima terça-feira, 5.
Continua entre os cearenses impasse em torno das emendas coletivas, com Cid Gomes (PDT) defendendo envio conjunto de recursos para a oncologia do Estado. Deputados, no entanto, preferem "ratear" igualmente a verba.
Neste sábado, 2, às 19h, O POVO e o Shopping Riomar Fortaleza apresentam a 2ª edição da festa "Natal, Música e Fé", em evento realizado na Praça de Alimentação do centro comercial, com ato ecumênico e shows musicais.
Presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso esteve ontem em evento no TJCE. Esta é a segunda passagem de um chefe máximo do Judiciário em apenas quatro meses, após Rosa Weber ser homenageada no início de agosto.
Anunciada ontem neste espaço, plenária organizada hoje por José Guimarães (PT) teve direito nos últimos dias a intensa mobilização de petistas. A ideia é que o ato vire mostra de força do líder do governo na Câmara.
Após "abraço coletivo" na sede da refinaria Lubnor, funcionários da Petrobras que trabalham na unidade farão hoje, às 12h, uma "feijoada petroleira" em comemoração à suspensão da venda da unidade.
O Centro de Eventos de Fortaleza recebe hoje, às 14h30min, painel sobre inovação e ecossistemas locais na Feira do Conhecimento. Na ocasião, será realizada uma homenagem a Thiago Duch, pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Internacionalização do Centro Universitário UniFanor Wyden.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.