Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
O governador Elmano de Freitas (PT) disse ontem "lamentar" recente aproximação entre grupo de José Sarto (PDT) e setores da extrema-direita em Fortaleza. Deixando claro que separa o "ente Prefeitura" e o "grupo político liderado pelo prefeito", o petista criticou "abraço" que pedetistas estariam dando em aliados de Jair Bolsonaro (PL) na Capital. "Eu queria ver a mesma intensidade que eu vejo de algumas lideranças do grupo do Sarto e seus líderes que atacam o Lula, o Camilo e o PT, que eles tivessem 10% dela para atacar a extrema-direita no Ceará e em Fortaleza. Ao contrário, o que vejo é buscar se abraçar cada vez mais para lutar contra forças democráticas", diz.
Apesar das críticas, Elmano afirma "não se arrepender" de ter apoiado Sarto no 2º turno de 2020, quando o pedetista disputou contra Capitão Wagner (União). "Nós acertamos, o Wagner se mostrou candidato do bolsonarismo".
"Eu só posso lamentar, porque acho que essas coisas só demonstram qual é de fato seu compromisso com os princípios e valores que você defende", diz Elmano. "Essa extrema-direita tinha como projeto extirpar a democracia".
Elmano também fez crítica semelhante ao próprio Capitão Wagner. "Acho que era muito melhor para a política do Ceará e para o Wagner que ele fosse uma liderança de direita, mas não de extrema-direita", avalia.
De viagem para Brasília desde ontem, Elmano deve confirmar o próximo procurador-geral de Justiça em seu retorno ao Ceará, nesta sexta-feira. Estão no páreo Eneas Romero, Haley Carvalho e Lucídio Queiroz.
O Shopping Benfica realiza hoje e amanhã o projeto "Árvore do Bem", que distribuirá uma variedade de presentes, desde brinquedos a até cestas básicas. Projeto beneficiará mais de mil crianças de 10 instituições distintas.
O Sindifort e outras entidades de servidores municipais de Fortaleza cobram urgência do prefeito José Sarto sobre novas negociações da campanha salarial de 2024 da categoria. Eles alegam perdas históricas de até 20%.
Líderes da oposição, Capitão Wagner (União) e Roberto Cláudio (PDT - foto) e têm criticado limitações do VaiVem Livre, que hoje dá passagens gratuitas intermunicipais apenas para estudantes. Lembram que na campanha a promessa era de benefício geral.
A Prefeitura de Fortaleza lançou ontem o Geração Bilíngue, programa de qualificação em línguas estrangeiras que beneficiará 350 alunos de projetos da rede municipal da Capital com intercâmbio para a Inglaterra em 2024.
A Alece aprovou ontem ampliação de itens que podem ser custeados pela VDP da Casa, que pode agora "bancar" também o aluguel de escritórios de apoio para deputados. Valor da verba continua o mesmo, em R$ 36,1 mil
A Organização Educacional Farias Brito destaca que aprovou nas provas do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) mais do que todas as cidades brasileiras. /// Ao todo, foram 141 aprovados no IME e 33 no ITA, com 1.898 alunos do FB aprovados nos dois vestibulares ao longo dos anos.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.