Logo O POVO+
Elmano diz lamentar "abraço" de Sarto com bolsonaristas
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Elmano diz lamentar "abraço" de Sarto com bolsonaristas

Tipo Opinião
Governador Elmano de Freitas em visita ao Grupo de Comunicação O POVO  (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Governador Elmano de Freitas em visita ao Grupo de Comunicação O POVO

O governador Elmano de Freitas (PT) disse ontem "lamentar" recente aproximação entre grupo de José Sarto (PDT) e setores da extrema-direita em Fortaleza. Deixando claro que separa o "ente Prefeitura" e o "grupo político liderado pelo prefeito", o petista criticou "abraço" que pedetistas estariam dando em aliados de Jair Bolsonaro (PL) na Capital. "Eu queria ver a mesma intensidade que eu vejo de algumas lideranças do grupo do Sarto e seus líderes que atacam o Lula, o Camilo e o PT, que eles tivessem 10% dela para atacar a extrema-direita no Ceará e em Fortaleza. Ao contrário, o que vejo é buscar se abraçar cada vez mais para lutar contra forças democráticas", diz.

2020

Apesar das críticas, Elmano afirma "não se arrepender" de ter apoiado Sarto no 2º turno de 2020, quando o pedetista disputou contra Capitão Wagner (União). "Nós acertamos, o Wagner se mostrou candidato do bolsonarismo".

Lamento

"Eu só posso lamentar, porque acho que essas coisas só demonstram qual é de fato seu compromisso com os princípios e valores que você defende", diz Elmano. "Essa extrema-direita tinha como projeto extirpar a democracia".

Wagner

Elmano também fez crítica semelhante ao próprio Capitão Wagner. "Acho que era muito melhor para a política do Ceará e para o Wagner que ele fosse uma liderança de direita, mas não de extrema-direita", avalia.

PGJ

De viagem para Brasília desde ontem, Elmano deve confirmar o próximo procurador-geral de Justiça em seu retorno ao Ceará, nesta sexta-feira. Estão no páreo Eneas Romero, Haley Carvalho e Lucídio Queiroz.

Natal

O Shopping Benfica realiza hoje e amanhã o projeto "Árvore do Bem", que distribuirá uma variedade de presentes, desde brinquedos a até cestas básicas. Projeto beneficiará mais de mil crianças de 10 instituições distintas.

Mobilização

O Sindifort e outras entidades de servidores municipais de Fortaleza cobram urgência do prefeito José Sarto sobre novas negociações da campanha salarial de 2024 da categoria. Eles alegam perdas históricas de até 20%.

Ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, em participação no programa O POVO News(Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, em participação no programa O POVO News

RC e Wagner cobram VaiVem

Líderes da oposição, Capitão Wagner (União) e Roberto Cláudio (PDT - foto) e têm criticado limitações do VaiVem Livre, que hoje dá passagens gratuitas intermunicipais apenas para estudantes. Lembram que na campanha a promessa era de benefício geral.

Intercâmbio

A Prefeitura de Fortaleza lançou ontem o Geração Bilíngue, programa de qualificação em línguas estrangeiras que beneficiará 350 alunos de projetos da rede municipal da Capital com intercâmbio para a Inglaterra em 2024.

VDP

A Alece aprovou ontem ampliação de itens que podem ser custeados pela VDP da Casa, que pode agora "bancar" também o aluguel de escritórios de apoio para deputados. Valor da verba continua o mesmo, em R$ 36,1 mil

Horizontais

A Organização Educacional Farias Brito destaca que aprovou nas provas do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) mais do que todas as cidades brasileiras. /// Ao todo, foram 141 aprovados no IME e 33 no ITA, com 1.898 alunos do FB aprovados nos dois vestibulares ao longo dos anos.

 

Foto do Vertical

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?