Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Presidente licenciado do PDT Nacional, o ministro Carlos Lupi (Previdência) virá a Fortaleza nesta sexta-feira, 12. Além de inaugurar parcerias com a gestão José Sarto (PDT) e com a Câmara Municipal, o ministro também comandará ato com ares de "reconstrução" do PDT Ceará, empossando nova Comissão Provisória que presidirá a sigla no Estado. O partido está oficialmente sem comando local desde 31 de dezembro, quando expirou prazo do diretório comandado por Cid Gomes (PDT). Além da nova direção, a sigla também articula possíveis filiações de vereadores que apoiam José Sarto, mas que estão em partidos que não devem apoiar o prefeito na eleição deste ano, entre outros casos. Nomes dados como quase "certos" no PDT são PP Cell (PSD), Kátia Rodrigues (Cidadania), Professor Enilson (Cidadania) e Fábio Rubens (PSB).
Lupi vem ao Ceará em momento delicado para o partido no Estado. No final do ano passado, 14 deputados estaduais da sigla entraram com ação na Justiça Eleitoral tentando justificar possível desfiliação do partido.
O prefeito José Sarto continuou ontem a se reunir com vereadores de olho na construção da agenda da gestão para 2024. Após receber bancada do PDT, ontem foi a vez do PSDB-Cidadania e outros.
Participaram do papo Veríssimo Freitas (Republicanos) e Luciano Girão (PP), aliados da gestão que estão em siglas que não devem apoiar o prefeito. Até o fim do mês, Sarto anuncia pacote que terá sugestões de vereadores.
A Caixa Cultural recebe, entre 20 e 21 de janeiro, o espetáculo musical "Pra não dizer que não falei das flores", uma homenagem à música brasileira nos tempos da Ditadura. Ingressos à venda a partir de 11 de janeiro.
O Despoluir, programa ambiental de transporte executado regionalmente pela Federação dos Transportes (Fetrans), bateu recordes em 2023 realizando 31.028 avaliações veiculares ambientais no Ceará, Piauí e Maranhão.
Ambiente político de Caucaia ainda "atordoado" com decisão do prefeito Vitor Valim (PSB) em não disputar reeleição. Até a noite de ontem, nem adversários sabiam avaliar ao certo quem ganha mais com a mudança.
Movimentos sociais realizam nesta sexta-feira, 12, manifestação em memória da artista e cicloviajante venezuelana Julieta Hernández, estuprada e assassinada no Amazonas. Ato começa 16h e terá ciclociata da Praça do Ferreira até a Praça da Gentilândia.
A Faculdade de Direito da UFC lançou nesta semana duas notas condenando ataques golpistas de 8 de janeiro e reafirmando compromisso da instituição pela defesa da consolidação da democracia e do Estado de Direito.
Uma das notas é da Diretoria da Faculdade e é assinada pelos diretores Gustavo Cabral e Machidovel Trigueiro. A outra foi organizada por professores e recebeu ampla adesão, com assinaturas de 36 dos 54 docentes da Faculdade. Mobilização foi puxada pelos professores Flávio Gonçalves, Joyceane Bezerra de Menezes, Geovana Cartaxo, Mantovanni Colares e Maurício Feijó Benevides.
Confira alguns dos professores que já assinaram o documento:
Daniel Maia
Denise Lucena Cavalcante
Flávio José Moreira Gonçalves
Francisco Luciano Lima Rodrigues
Francisco Regia Frota Araújo
Geovana Maria Cartaxo de Arruda Freire
Gustavo Raposo Pereira Feitosa
Hugo de Brito Machado Segundo
Janaina Soares Noleto
Joyceane Bezerra de Menezes
Juliana Cristine Diniz Campos
Ligia Maria Silva Melo de Casimiro
Luiz Eduardo dos Santos
Mantovanni Colares Cavalcante
Márcia Correia Chagas
Marcio Augusto de Vasconcelos Diniz
Matias Joaquim Coelho Neto
Maurício Feijó Benevides de Magalhães Filho
Nestor Eduardo Araruna Santiago
Paulo Antônio de Menezes Albuquerque
Raquel Cavalcanti Ramos Machado Malenchini
Raquel Coelho Freitas
Regenaldo Rodrigues da Costa
Regnoberto Marques de Melo Junior
Sidney Guerra Regenaldo
Tarin Cristino Frota Mont´alverne
Theresa Rachel Couto Correia
William Paiva Marques Júnior
Em balanço de 2023, o IJCPM, braço social do grupo que administra os shoppings RioMar Fortaleza e Riomar Presidente Kennedy, divulga que atendeu, ao longo do ano passado, mais de 3,5 mil jovens em situação de vulnerabilidade que moram no entorno dos shoppings. Foram cerca de 110 oficinas e cursos para qualificação.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.