Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Ceará irão paralisar hoje ações de fiscalização de combate ao trabalho análogo à escravidão. A suspensão das atividades está marcada para ocorrer às 9h, após entrega simbólica da Coordenação de Combate ao Trabalho Escravo à Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRT-CE). Em entrevista à coluna, o chefe de fiscalização da área no Ceará, Klênio Lima, afirma que a fiscalização ocorre após o Governo Federal não cumprir acordo firmado com a categoria ainda em 2016 que prevê a criação de uma bonificação de produtividade para auditores fiscais. Além disso, Klênio critica atuais condições de trabalho da fiscalização no Ceará, com automóveis antigos, ausência de aparelhos comunicadores de rádio e defasagem no valor de diárias pagas à categoria.
"Essa negociação é o grau máximo de reação a essa falta de resposta. Como o Ministério fechou o canal de negociação, não restou opção", diz Klênio. Atualmente, o setor envolve 62 auditores fiscais no Ceará.
Procurado pela coluna, o MTE informou apenas que texto de decreto sobre as reivindicações de auditores está em "fase final de elaboração para encaminhamento à Casa Civil nos próximos dias".
O prefeito José Sarto (PDT) assina hoje, às 9h, ordem de serviço da obra do novo anexo da Academia Cearense de Letras, na Praça dos Leões. Presidente da ACL, o empresário Tales de Sá Cavalcante acompanha a ação.
Ação prevê tanto a restauração dos jardins da sede da ACL, no antigo Palácio da Luz, como a instalação de uma réplica (aberta ao público) do Café Java, antigo ponto de encontro de intelectuais da Padaria Espiritual.
Com 2023 terminando com o exato mesmo índice de homicídios de 2022, estratégia da oposição ao governo Elmano de Freitas (PT) já começou a ampliar o uso do tema da segurança pública nos discursos.
Na eleição deste ano, tema só não será mais explorado que a saúde e a Taxa do Lixo instituída pela gestão Sarto. Nos últimos dias, vários pré-candidatos voltaram a se manifestar contra a cobrança.
Líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT) se encontrou ontem com o papa Francisco e pediu canonização de Padre Cícero, atualmente em processo de beatificação pela Igreja.
Ainda sobre o Réveillon de Fortaleza, importante destacar ações de acessibilidade da festa, que teve adequações de estrutura (com piso, rampas e banheiros adaptados) e intérpretes tanto nos shows quanto na organização.
O alto nível merece destaque até para que vire de vez o "padrão" para eventos públicos do tipo, em nível de Prefeitura e Governo do Estado. Retroceder nesse avanço seria extremamente contraproducente.
Professor do Departamento de Gestão Pública na Fundação Getúlio Vargas, o sociólogo Renato Sérgio concede hoje em Fortaleza a palestra Segurança Pública: O que Fazer. /// Evento ocorre no Hotel Mareiro, na avenida Beira Mar, a partir das 18h. Vice-prefeito Élcio Batista (PSDB) entre organizadores.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.