Logo O POVO+
Mesa defende procurador da Alece
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Mesa defende procurador da Alece

O jurista é alvo de questionamentos da oposição, que aponta se ele estaria impedido de advogar por ser servidor do Judiciário
Tipo Opinião
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL,02.02.2024:Evandro Leitão, presidente da assembleia. Retorno da Assembleia com a vice- governadora Jade Romero. (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL,02.02.2024:Evandro Leitão, presidente da assembleia. Retorno da Assembleia com a vice- governadora Jade Romero.

O presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PT), defendeu ontem a atuação do procurador-geral da Casa, Rodrigo Martiniano Ayres Lins. Atualmente, o jurista é alvo de questionamentos da oposição, que aponta se ele estaria impedido de advogar por ser servidor do Judiciário. O assunto foi levado ao plenário por Cláudio Pinho (PDT), que mencionou denúncia que teria sido apresentada ao Ministério Público. Ainda que Pinho não tenha citado o nome do procurador, Evandro optou por se manifestar. "É uma pessoa com reputação ilibada, inclusive reconhecida por todos. E uma pessoa que quem é para estar dizendo se ele está apto ou não para exercer a advocacia não sou eu, nem Vossa Excelência, mas sim o órgão que o fiscaliza, que é a OAB. Ele está legitimamente cedido à Alece, e não temos nenhum problema com isso".

"Autorizado"

A Mesa Diretora da Assembleia também aponta que o procurador-geral presta serviços à Assembleia desde 2016, com autorização analisada e aprovada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

Vedação

O órgão destaca que a incompatibilidade prevista no Estatuto da OAB visa proteger a coletividade contra eventual influência que um servidor do Judiciário poderia ter no exercício da advocacia privada - o que não cabe no caso.

Relação

Deputados ouvidos pela coluna também saíram em defesa do procurador, destacando "competência e boa relação geral" do jurista e dizendo "lamentar" que a questão seja usada de forma a tentar atingir o governo.

Cultura

A Caixa Cultural recebe, entre 15 e 18 de fevereiro, o projeto Circulação Amazônia, com dois espetáculos gratuitos do Corpo de Dança do Amazonas. Informações e reservas no site da instituição.

Novos..

O curso Novos Talentos para estudantes de jornalismo segue com inscrições abertas até o próximo dia 14 de fevereiro. Serão três meses de aulas práticas e teóricas, com direito a passagens por editorias do jornal O POVO.

..Talentos

O curso está é aberto para alunos cursando a partir do 4º semestre da faculdade de Jornalismo. Mais informações e inscrição no endereço https://fdr.org.br/novostalentos/. Participei no longínquo 2011 e recomendo.

Rodízio de licenças continua

O deputado Osmar Baquit (PDT) apresentou pedido de licença da Assembleia por até 120 dias. Com isso, continua na Casa o deputado Guilherme Bismarck (PDT), mesmo com retorno de Jeová Mota (PDT) de outra licença.

Cadeiras

O "rodízio" de licenças, aliás, parece ter pegado de vez no Legislativo. Desde o início de 2023, Guilherme Sampaio (PT) também mantém cadeira cativa com base em licenças de deputados da federação PT-PCdoB-PV.

CPI

Projeto de instalação de uma CPI da Cagece, articulada hoje pela oposição a Elmano, está mais longe de sair do papel. Na sessão de ontem, Marta Gonçalves (PL) pediu retirada de assinatura no requerimento da comissão.

Horizontais_

Seguindo projeto de interiorização da OAB-CE, o presidente do órgão, Erinaldo Dantas, lança hoje subseção da Ordem em Aracati.///Ministros Camilo Santana (Educação) e Teodoro Silva Santos (STJ) estarão entre os agraciados com medalha do TRE, que será concedida em março, em Juazeiro do Norte.

 

Foto do Vertical

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?