Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
A deputada federal Luizianne Lins (PT) descartou concorrer à Prefeitura de Caucaia em 2024. À coluna, a ex-prefeita afirmou que não considera esse cenário. "Sou pré-candidata na disputa interna do PT para ser candidata à Prefeitura de Fortaleza. Assim como temos o Lula 3, estamos lutando pelo Luizianne 3", respondeu a petista, afastando qualquer hipótese de entrar na corrida pelo Executivo do município vizinho. Ainda segundo ela, a intenção é "reconstruir todas as políticas que criamos e que foram desconstruídas pelos governos que nos sucederam" na capital cearense - leia-se, gestões de Roberto Cláudio e de José Sarto, ambos do PDT.
Outro personagem importante nas costuras para definição do nome governista que vai disputar a Prefeitura de Caucaia, o secretário Waldemir Catanho (PT) negou que seja carta fora do baralho no xadrez político.
"Meu nome está à disposição, como outros, inclusive locais. Mas a definição se dará a partir das conversas entre o prefeito Vitor Valim, o governador Elmano e o senador Camilo Santana", declarou o petista à coluna.
Um petista graduado segredou: "O Catanho só vai ser o candidato lá se a Luizianne retirar em Fortaleza". Como nem LL parece disposta a ceder nem Catanho a desistir, eleva-se mais a temperatura.
Nesse impasse, ganha mais volume a candidatura de Salmito Filho (PDT), secretário estadual, ex-vereador e deputado licenciado. Trata-se de nome com trânsito fácil entre o cidismo e o camilismo.
O grupo liderado pelo deputado federal José Guimarães (PT) deve anunciar apoio à pré-candidatura de Evandro Leitão (PT) já na próxima quinta-feira, 7, em plenária da corrente política petista.
Antes desse movimento, a ala do também deputado federal José Airton já havia se alinhado ao presidente da Assembleia Legislativa como representante do partido na corrida eleitoral da Capital.
O governador Elmano de Freitas (PT) deve retornar ao Ceará até amanhã, 5, exatamente uma semana depois de ter se deslocado para São Paulo a fim de realizar "check up", segundo ele mesmo informou pelas redes sociais.
Nesse período, o chefe do Executivo cearense teria estado internado no hospital Sírio-Libanês, conforme relatou uma fonte à coluna. Procurada, a assessoria do Abolição não confirmou a informação.
A previsão de retorno nesta terça, contudo, pode não se confirmar, já que depende da "orientação médica". Elmano vem tratando de uma pneumonia desde fins do ano passado e início de 2024.
Presidente da Câmara de Fortaleza, o vereador Gardel Rolim (PDT) assegurou à coluna: "Vamos instalar a CPI (dos aplicativos de corrida), conforme o regimento". O pedido de abertura da comissão foi protocolado por Márcio Martins na semana passada, subscrito por 15 parlamentares, o mínimo exigido.
>>O jornalista Henrique Araújo escreve a coluna durante as férias do colunista Carlos Mazza
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.