Logo O POVO+
Líder diz que aluguel de Caps inativo era pago na gestão Sarto, mas já foi suspenso
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Líder diz que aluguel de Caps inativo era pago na gestão Sarto, mas já foi suspenso

Segundo Bruno Mesquita (PSD), imóvel na rua Visconde de Mauá não era "adequado" para Caps da Regional 2; atendimentos estão ocorrendo no posto Pio XII
FORTALEZA-CE, BRASIL, 21.11.2024: Sede do Caps é fechada na Aldeota. (foto: Fabio Lima/ OPOVO) (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA FORTALEZA-CE, BRASIL, 21.11.2024: Sede do Caps é fechada na Aldeota. (foto: Fabio Lima/ OPOVO)

Líder do governo Evandro Leitão (PT) na Câmara Municipal, Bruno Mesquita (PSD) afirmou nesta quarta-feira, 23, que a Prefeitura de Fortaleza já não paga desde março o aluguel de prédio localizado na Visconde de Mauá, 2641, que estava previsto para receber transferência do Caps Dr. Nilson de Moura Fé, conhecido como Caps da Regional 2.

O centro, que antes ficava na rua Pinto Madeira, na Aldeota, estava em processo de mudança para o novo endereço desde o ano passado. Nesta terça-feira, 22, o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza deferiu liminar pedida pela vereadora Bella Carmelo (PL) determinando a ativação, em até quinze dias, de atendimentos na unidade.

Leia também: Justiça determina que Prefeitura ative serviços do Caps da Regional 2

Na ação, Bella afirma ter visitado neste ano o novo endereço na Visconde de Mauá por três vezes – nos dias 3 de janeiro, 25 de fevereiro e 19 de março –, encontrando o equipamento fechado em todas as ocasiões. Ela afirma que, apesar disso, pagamentos em R$ 22,8 mil mensais pelo aluguel do novo imóvel já aparecem no Portal da Transparência do município.

Mesquita afirma, no entanto, que pagamentos foram determinados ainda na gestão José Sarto (PDT), a partir de maio de 2024, mas que a mudança não será concretizada. “Esse aluguel começou com o Sarto e foi encerrado em março desse ano, quando nós notamos que lá não tinha nenhuma conformidade para ser um Caps”, afirma.

“Lá são 776 metros quadrados, mas não possui estrutura física para comportar um Caps. Primeiramente porque lá a maior parte é feita de vidro, mas desde março não é feito pagamento de aluguel”, diz o vereador, que responsabiliza a gestão Sarto por pagamentos feitos mesmo sem o funcionamento de atendimentos no local.

“Isso é coisa da gestão José Sarto, prefeito que abraçou vocês (do PL) no segundo turno, que não passou as informações necessárias na transição. Vossa Excelência deveria sobrar o seu prefeito Sarto, porque o prefeito Evandro fez foi acabar com esse pagamento”, diz.

O líder do governo afirma ainda que atendimentos do Caps da Regional 2 seguem acontecendo normalmente, mas transferidos para o posto de saúde Geraldo Madeira Sobrinho – conhecido como posto Pio XII. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que ainda aguarda notificação da Justiça no caso. (colaborou Camila Maia - Especial para O POVO)

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?