Logo O POVO+
Disputa pela sucessão de Camilo já começou
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Disputa pela sucessão de Camilo já começou

O pleito de 2030 demarca um limiar no Ceará, isto é, a sucessão do ministro Camilo Santana como liderança e "padrinho" do candidato a titular do Abolição
Camilo Santana, ministro da Educação (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Camilo Santana, ministro da Educação

Para todos os efeitos, as eleições de 2026 definem o governador do Estado e seu vice, além de uma bancada de deputados, que darão sustentação ao chefe do Executivo. Mas não se trata disso - ou não somente disso. O pleito seguinte, em 2030, demarca um limiar no Ceará, isto é, a sucessão do ministro Camilo Santana como liderança e "padrinho" do candidato a titular do Abolição. Dito em bom português: no arco de aliados, é possível que o nome a se definir como representante do bloco seja o de outra força que não o PT. Talvez do PSB de Cid Gomes, que teria interesse numa alternância, como já ressaltou tantas vezes. Logo, é de se perguntar se, nesse futuro próximo, Camilo retornaria para novo mandato de governador, na hipótese de seu voo nacional não decolar.

O tempo...

Embora pareça distante, 2030 é logo ali quando se levam em conta projetos de longo prazo, como hão de ser os de natureza política. No Ceará, não por acaso, a temporalidade se mede por ciclos: "juracismo", "tassismo" e "cidismo".

... político

E, agora, o "camilismo", cujo início remonta a 2014, ou seja, lá se vai uma década desde sua chegada ao Executivo. A ele se seguiram Izolda Cela, vice alçada a governadora, e Elmano de Freitas, que tenta recondução ano que vem.

Lá e cá

Assim, na montagem de chapa de 2026, é também em 2030 que as forças estarão de olho. Como não se imagina que a base aceite de bom grado nova candidatura petista, a questão que se coloca é: quem vai encabeçar o grupo?

Alternativa

Ao apresentar o nome de Fernanda Pacobahyba, por exemplo, Cid está dois lances à frente, antevendo a corrida pela chefia do Abolição quando Elmano, se vencedor em 26, precisar deixar o cargo para postular vaga no Senado.

Zambelli

A prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL) reduz os espaços de manobra de Eduardo Bolsonaro (PL), em missão nos EUA para tentar forçar uma anistia a Jair Bolsonaro. É como se o destino dela espelhasse o do aliado.

Dificuldade

O ministro Alexandre de Moraes mandou recado que pode ser resumido nestes termos: você pode correr, mas não se esconder. Zambelli, como Eduardo, buscou refúgio, ela já condenada, ele ciente de que se tornaria alvo no STF.

Secretário municipal da Educação de Fortaleza, Idilvan Alencar(Foto: Samuel Setubal )
Foto: Samuel Setubal Secretário municipal da Educação de Fortaleza, Idilvan Alencar

Idilvan bem na fita

O secretário da Educação de Fortaleza, Idilvan Alencar, foi eleito nessa terça-feira, 29, vice-presidente da União Nacional dos Secretários Municipais de Educação (Undime), entidade voltada para a elaboração de políticas públicas nessa seara.

Perfil

Idilvan, aliás, já foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), titular da Educação no Estado em dois momentos e presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação.

Projeto

Deputado federal pelo PDT, deve se afastar do cargo na Prefeitura de Fortaleza em abril do próximo ano para concorrer a novo mandato na Câmara. Tem pela frente, portanto, mais oito ou nove meses de trabalho na pasta.

Mauro Filho

De passagem ontem pelo Debates do Povo, na rádio O POVO CBN, o deputado federal pedetista traçou diagnóstico da crise entre Trump e Lula. Para Mauro Filho, o chefe do Planalto não pode ter receios de telefonar para o presidente dos Estados Unidos.

 

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?