Logo O POVO+
Pedetistas reforçam "liberação" de vereador e deputados alinhados à direita
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Pedetistas reforçam "liberação" de vereador e deputados alinhados à direita

Vereadores que querem disputar em 2026 querem que bolsonaristas e opositores de Elmano "desocupem a moita" para a formação de chapas
Reunião do presidente municipal do PDT, Iraguassú Filho, com a bancada de vereadores (Foto: Divulgação/PDT)
Foto: Divulgação/PDT Reunião do presidente municipal do PDT, Iraguassú Filho, com a bancada de vereadores

Bancada de oito vereadores do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza se reuniu nesta terça-feira, 12, e reforçou movimento pela antecipação da saída de um vereador e quatro deputados estaduais da sigla que fazem hoje oposição a Elmano de Freitas (PT).

A ideia é que os deputados "desocupem a moita" para que o partido inicie a formação de chapa para a eleição de 2026. A questão é puxada principalmente por Gardel Rolim (PDT), Kátia Rodrigues (PDT) e Paulo Martins (PDT), que desejam disputar eleição para deputado no próximo ano. O vereador Adail Júnior (PDT) também não descarta integrar a disputa.

Os pré-candidatos, no entanto, estariam incomodados com a indefinição sobre o futuro do vereador PP Cell (PDT) e dos atuais quatro deputados da sigla – Antônio Henrique, Cláudio Pinho, Lucinildo Frota e Queiroz Filho –, hoje cotados para o PL ou União. O incômodo teria piorado após falas de parte dos deputados cogitando continuar no PDT.

Durante a reunião, o vereador PP Cell teria inclusive comunicado formalmente interesse em deixar o partido e se filiar ao PL. Alinhado com a base de Jair Bolsonaro (PL) desde o ano passado, o vereador é pré-candidato a deputado na eleição do próximo ano e chegou inclusive a participar de manifestações a favor do ex-presidente em Fortaleza.

Segundo Iraguassú Filho (PDT), reunião desta terça-feira reforçou “unidade” entre pedetistas pela concessão de carta de anuência para os pedetistas oposicionistas. O presidente local da sigla, deputado André Figueiredo, no entanto, tem rejeitado a possibilidade de concessão de novas liberações para a desfiliação de parlamentares.

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?