Logo O POVO+
Federação União e PP foi "categórica" contra alianças com PT, diz deputado
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Federação União e PP foi "categórica" contra alianças com PT, diz deputado

Segundo Sargento Reginauro (União), decisão nacional da federação por desembarque do governo Lula "coloca uma pedra" sobre chance de aliança com Elmano em 2026
CIRO Gomes almoçou com 
membros do União Brasil (Foto: Divulgação/Ascom Danilo Forte)
Foto: Divulgação/Ascom Danilo Forte CIRO Gomes almoçou com membros do União Brasil

Decisão nacional da Federação União Progressista – recentemente confirmada entre os partidos União Brasil e Progressistas em Brasília – teria liquidado possibilidades de uma aliança entre as siglas e o governo Elmano de Freitas (PT) para 2026 no Ceará.

A tese é do deputado Sargento Reginauro (União), que reforçou tese de indicação do ex-deputado Capitão Wagner (União) para presidir o grupo no Estado. Segundo o parlamentar, decisão nacional deve ser replicada localmente e políticos da sigla que estão hoje alinhados com o governo “estão livres para tomar suas decisões”.

“A cobrança (pela entrega de cargos no governo Lula) foi direta e agora é claro que se dará como um todo. Se respeitará o tempo de cada partido, não vamos sair enxotando as pessoas por conta da decisão, mas o presidente foi muito categórico e disse inclusive que haverá sanções para quem descumprir a determinação”, disse Reginauro.

Na tarde desta terça-feira, 2, os presidentes do União Brasil, Antonio Rueda, e do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI), anunciaram determinação para que todos os filiados das duas dsiglas deixem cargos no governo Lula (PT). O comunicado ocorreu após conversa entre as lideranças e os ministros do Turismo, Celso Sabino (União-PA), e do Esporte, André Fufuca (PP-MA).

Com a mudança, tendência no Ceará é de que o comando da Federação fique com a oposição, com indicação de Wagner para o comando do grupo. Lideranças do governo, no entanto, ainda apostam em “puxar” os partidos para a base de reeleição de Elmano.

A preço de hoje, no entanto, siglas do grupo estão “divididas” no Ceará, com setores do União Brasil na base aliada e outros na oposição. Já o PP, por sua vez, é amplamente governista no Estado, com o deputado licenciado Zezinho Albuquerque (PP), pai do deputado AJ Albuquerque (PP), exercendo hoje o cargo de Secretário das Cidades.

Curiosamente, a determinação nacional do União Progressista pela entrega de cargos no governo Lula ocorre no mesmo dia em que o governador Elmano de Freitas sancionou indicação da ex-prefeita Aline Albuquerque (Republicanos), filha de Zezinho, como conselheira da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). (com informações de Camila Maia - Especial para O POVO)

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?