Logo O POVO+
Argentina prorroga quarentena em Buenos Aires até 28 de junho
Foto de Vitor Magalhães
clique para exibir bio do colunista

Vitor Magalhães é jornalista do O POVO e escreve sobre política e mundo. É criador do Latinoscópio, projeto jornalístico que reúne diariamente informação, notícias, opinioes e curiosidades sobre os 20 países da América Latina

Vitor Magalhães internacional

Argentina prorroga quarentena em Buenos Aires até 28 de junho

Medidas continuam como estão na chamada Área Metropolitana de Buenos Aires e algumas outras localidades. Províncias sem transmissão comunitária iniciam processo de reabertura
Presidente da Argentina, Alberto Fernández (Foto: JUAN MABROMATA / AFP)
Foto: JUAN MABROMATA / AFP Presidente da Argentina, Alberto Fernández

O presidente argentino, Alberto Fernández, anunciou nesta quinta-feira, 4, a prorrogação da quarentena na Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA) até 28 de junho. Províncias como Córdoba, Río Negro, Chaco, e Chubut também permanecem com atuais medidas de isolamento.

Em algumas províncias do interior, inicia-se uma nova etapa chamada por Fernández de "distanciamento social obrigatório". Ou seja, sair às ruas está permitido, mas ainda com medidas de distanciamento físico. Segundo o presidente, 18 províncias argentinas não registram transmissão comunitária.

Estas localidades seguem proibidas de realizar reuniões com mais de dez pessoas em locais fechados e os mesmos não poderão superar em 50% sua capacidade total. Trabalhos e atividades podem ser realizados desde que respeitem distância mínima de dois metros. O turismo também deve retornar. Tudo seguindo protocolos específicos.

Sobre a AMBA, Fernández sugeriu cautela. "Há um risco de contato muito alto na capital e região metropolitana, temos que ser cuidadosos e não nos precipitarmos. É melhor ir aos poucos para não termos que retroceder", defendeu.

Nesta quinta-feira, a Argentina superou os 20 mil casos confirmados de Covid-19, com 608 mortes. Segundo o último balanço, país registrou 929 novos casos em 24 horas; um dos maiores números desde o início da pandemia. Mais de 80% do total de casos concentra-se na AMBA, onde ainda registra-se transmissão comunitária.

Fernández fez o anúncio ao lado do prefeito de Buenos Aires e provável adversário político em 2023, Horacio Rodríguez Larreta, e do governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof.

A reabertura em alguns pontos é vista também como uma resposta ao crescimento de movimentos anti-isolamento que começavam a ganhar corpo no país juntamente com as críticas ao presidente.

Os voos comerciais seguem proibidos até o início de setembro. Essa é uma das medidas de restrição de deslocamento mais rígidas do planeta.

A Argentina registra cerca de 13 mortes a cada milhão de habitantes, um dos números mais baixos dentre os países sul-americanos.

Transmissão do anúncio feito pelo presidente: 

Foto do Vitor Magalhães

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?