Logo O POVO+
Sérvia vai às urnas em primeira eleição na Europa após pico da pandemia da Covid-19
Foto de Vitor Magalhães
clique para exibir bio do colunista

Vitor Magalhães é jornalista do O POVO e escreve sobre política e mundo. É criador do Latinoscópio, projeto jornalístico que reúne diariamente informação, notícias, opinioes e curiosidades sobre os 20 países da América Latina

Vitor Magalhães internacional

Sérvia vai às urnas em primeira eleição na Europa após pico da pandemia da Covid-19

Previstas inicialmente para 26 de abril, mas adiadas por conta do vírus as primeiras eleições nacionais na Europa pós-pandemia atraem a atenção de todo o mundo, já que outros pleitos devem ocorrer ainda este ano.

A Sérvia realiza hoje as primeiras eleições em território europeu após o pico da pandemia da Covid-19 no continente. Ao todo, 6,5 milhões de pessoas estão aptas a votar. O Partido Progressista da Sérvia (SNS), de centro-direita e há oito anos no poder, leva ampla vantagem nas pesquisas.

Previstas inicialmente para 26 de abril, mas adiadas por conta do vírus as eleições sérvias atraem a atenção de todo o mundo, já que outros pleitos devem ocorrer ainda este ano. Uso de máscaras e medidas de distanciamento estão sendo utilizadas.

A Sérvia pode servir como modelo - positivo ou negativo -, de como realizar o exercício da democracia em tempos de distanciamento social.

Apesar de não concorrer à reeleição, o atual presidente sérvio e líder do SNS, Aleksander Vucic, tem altíssima aprovação pela forma como tratou a crise da Covid-19. O país com mais de 7 milhões de habitantes registra 12,6 mil casos com 260 mortes. Há meses o país vem relaxando medidas e em maio reabriu suas fronteiras.

Isso, claro, deve puxar votos a favor de seu partido que de acordo com pesquisa de agência local deve receber entre 50% e 60% dos votos, seguido pelo Partido Socialista que faz parte da coalizão governamental, com 12% das intenções de voto.

O Parlamento Sérvio é uma assembléia unicameral com 250 vagas. Seus membros são eleitos por quatro anos. Mais de oito mil locais de votação seguem recebendo cidadãos até às 20 horas (15h Brasília) e contará com a presença de mais de 3 mil observadores nacionais e internacionais para garantir a integridade do processo.

Os principais partidos de oposição boicotam as eleições legislativas por considerar impossível organizá-las em cenário de equidade, alegando domínio de Vucic sobre a mídia e o acusando de usar sua posição como presidente (simbólica pela Constituição) para promover o SNS.

Apesar disso, cerca de 15 grupos opositores menores apresentam algum candidato evidenciando fragmentação dentro do próprio movimento oposicionista.

Foto do Vitor Magalhães

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?