Logo O POVO+
Estados Unidos fecham consulado chinês em Houston
Foto de Vitor Magalhães
clique para exibir bio do colunista

Vitor Magalhães é jornalista do O POVO e escreve sobre política e mundo. É criador do Latinoscópio, projeto jornalístico que reúne diariamente informação, notícias, opinioes e curiosidades sobre os 20 países da América Latina

Vitor Magalhães internacional

Estados Unidos fecham consulado chinês em Houston

Governo dos EUA acusou a China de tentar roubar informações sobre vacina que está sendo desenvolvida na Califórnia. Pequim nega e chama de "provocação política"
 (Foto: AGÊNCIA BRASIL)
Foto: AGÊNCIA BRASIL

O Governo dos Estados Unidos mandou fechar o consulado chinês na cidade de Houston, no Texas, nesta terça-feira, 21 de julho, sob justificativa de "proteger a propriedade intelectual americana e as informações privadas de seus cidadãos".

Ação foi classificada pelo governo chinês como uma "provocação sem precedentes". A imprensa americana noticiou que bombeiros responderam a alertas de incêndio no local.

Ontem, os Estados Unidos acusou dois cidadãos chineses de promover ataques virtuais a empresas na Califórnia envolvidas no desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19. Pequim nega as acusações e ameaça retaliar com fechamento de consulados dos EUA.

O acirramento das relações entre Estados Unidos e China acelerou com a crise do coronavírus que rendeu acusações por parte do presidente dos EUA, Donald Trump, de que o rival asiático escondeu magnitude do vírus.

Além disso, há divergências sobre temas como: soberania no Mar do Sul da China, local rico em recursos energéticos, acusações de espionagem, corrida espacial e até na tentativa de aumento do controle chinês em Hong-Kong, local onde os EUA tinham regras de comércio e de imigração específicas.

Chineses alegam que os EUA estão intimidando estudantes e diplomatas confiscando aparelhos eletrônicos e os detendo sem justa causa. Novos fatos podem prejudicar relações diplomáticas bilaterais.

Nova guerra fria?

Foto do Vitor Magalhães

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?