Foto de Vitor Magalhães
clique para exibir bio do colunista

Vitor Magalhães é jornalista do O POVO e escreve sobre política e mundo. É criador do Latinoscópio, projeto jornalístico que reúne diariamente informação, notícias, opinioes e curiosidades sobre os 20 países da América Latina

Vitor Magalhães internacional

OMS diz que poliomelite foi erradicada na África

Erradicação ocorre mais de 50 anos após desenvolvimento de vacina para a doença
O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse que o mundo está no começo de outra onda de infecções e mortes por Covid-19 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse que o mundo está no começo de outra onda de infecções e mortes por Covid-19

A Organização Mundial da Saúde anunciou nesta terça-feira, 25, que a poliomelite, ou paralisia infantil, foi erradicada na África. Os últimos casos no continente ocorreram há cerca de quatro anos, na Nigéria.

A comissão independente de Certificação Regional da África (ARCC) anunciou o fim da doença no território africano. Declaração oficial ocorreu por videoconferência com presença do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus (Etiópia) e de outras autoridades de saúde e representantes de entidades filantrópicas.

Causada pelo PVS (poliovirus selvagem), a poliomelite é uma enfermidade infecciosa e contagiosa que afeta principalmente crianças, sendo capaz de provocar paralisias irreversíveis.

A vacina foi desenvolvida na década de 1950, mas diversos países da África e Ásia demoraram a ter acesso ao benefício, registrando casos até recentemente. No Brasil, último caso registrado ocorreu em 1989.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais