Curitiba lança patrulha digital para monitorar e proteger crianças de assédio em jogos online
clique para exibir bio do colunista
Wanderson Trindade é coordenador da Central de Dados e repórter do O POVO+, com uma paixão declarada por contar as histórias de quem faz a indústria dos jogos eletrônicos acontecer. Especializado na cobertura do universo dos games no Ceará, no Brasil e no mundo, acompanha de perto tanto o cenário competitivo quanto o desenvolvimento de jogos. Autodescrição: Homem pardo de cabelos ondulados, Wanderson aparece na foto usando óculos e fones de ouvido, com um sorriso no rosto que traduz sua energia e entusiasmo pelo tema.
Curitiba lança patrulha digital para monitorar e proteger crianças de assédio em jogos online
A proposta busca enfrentar riscos como assédio, aliciamento, exploração sexual, cyberbullying e discursos de ódio em plataformas digitais onde jovens passam boa parte do tempo conectados
Foto: Ricardo Marajó/SMCS
A Patrulha de Proteção Digital em Curitiba é a primeira do Brasil criada para monitorar e prevenir crimes virtuais contra crianças e adolescentes
Curitiba deu início a uma iniciativa inédita no Brasil voltada à segurança de crianças e adolescentes no ambiente virtual, especialmente nos jogos online e redes sociais. A Prefeitura da capital paranaense lançou a Patrulha de Proteção Digital, formada por agentes da Guarda Municipal e dedicada ao monitoramento, prevenção e combate a crimes cibernéticos que atingem o público infantojuvenil.
A proposta busca enfrentar riscos como assédio, aliciamento, exploração sexual, cyberbullying e discursos de ódio em plataformas digitais onde jovens passam boa parte do tempo conectados.
A patrulha nasce em um contexto de crescente preocupação com o comportamento de crianças em ambientes virtuais ligados aos games, um dos espaços mais visados por golpistas e aliciadores. Além do trabalho de inteligência e monitoramento, os agentes vão atuar de forma educativa, promovendo campanhas, palestras e transmissões ao vivo para orientar pais, professores e alunos sobre segurança digital e limites de exposição na internet.
“É a primeira Guarda Municipal do País a realizar esse tipo de acompanhamento com foco na proteção integral de crianças e adolescentes. A patrulha também vai desenvolver um trabalho educativo, com orientações para toda a comunidade escolar”, destacou o prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD).
Vinculada ao Departamento de Inteligência da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), a equipe atuará de forma preventiva e integrada com o Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Federal e órgãos de proteção à infância e juventude. A ação faz parte do plano municipal de governo para fortalecer políticas de segurança digital e será guiada pelas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), do Marco Civil da Internet e do Estatuto Digital da Criança e do Adolescente, aprovado em 2025.
O objetivo é transformar Curitiba em referência nacional em proteção digital infantil, criando um modelo que alia tecnologia, educação e segurança pública em defesa da próxima geração de gamers e internautas.
Aqui é o lugar para você saber o que está acontecendo no universo dos games, no Ceará, no Brasil e no mundo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.