Coleção Terra Bárbara
- 
                  Thomaz PompeuDescendente de uma das famílias mais influentes no Ceará, Thomaz Pompeu Gomes de Matos foi responsável pelos principais registros fotográficos da mobilização que explodiu em Fortaleza durante a II Guerra Mundial, quando navios brasileiros foram afundados no litoral do País. Suas imagens, guardadas durante décadas, vieram a público há poucos anos para conta um dos episódios mais curiosos do século XX. 
- 
                  Antônio ConselheiroUma das figuras mais controversas da história do Brasil no século XIX, Antônio Conselheiro foi o líder religioso e messiânico que liderou o arraial de Canudos, pequeno vilarejo no interior da Bahia que atraiu milhares de pessoas, em sua maioria atraídas por seus ideais contrarrevolucionários e monarquistas. Foi morto pelo exército da república no episódio que ficou conhecido como a Guerra de Canudos. 
- 
                  Rosa da FonsêcaEx-vereadora de Fortaleza, Rosa da Fonseca teve importante participação na luta estudantil nos anos de ditadura militar no Brasil. Foi presa política e vítima de tortura antes de fundar, em 1973, o grupo Crítica Radical. Ao lado de Jorge Paiva, Célia Zanetti, Maria Luiza Fontenele (ex-prefeita de Fortaleza) e outros militantes, contribuiu para a reorganização dos movimentos sociais na Cidade. 
- 
                  Dona MocinhaColeção Terra Bárbara em seu novo formando e designer, com personagens novos. 
- 
                  Rachel de QueirozEla tinha 19 anos quando publicou O Quinze, um marco para a literatura nacional. Jornalista, cronista, romancista, dramaturga, militante. Sua obra espelha o Século XX do Brasil. 
- 
                  Chico AnysioComediante, ator, escritor, roteirista, produtor. Chico Anísio revolucionou a programação de humor na televisão, além de ter influenciado uma nova geração de humoristas. 
- 
                  EdnardoFazer parte do Pessoal do Ceará deu início à trajetória do compositor que, junto com Fagner e Belchior, despontou na cena musical. "Pavão Misterioso" o lançou nacionalmente. 
- 
                  Bárbara de AlencarConheça a história da primeira mulher presa política do Brasil. Dona Bárbara de Alencar, avó do escritor José de Alencar, participou de duas rebeliões contra a monarquia no País. 
- 
                  Aldermir MartinsUm dos principais artistas brasileiros, Aldemir marcou o cenário das artes no País. De Guaiuba para o Rio Janeiro, o artista tornou-se famoso por seus desenhos de gatos e galos. 
- 
                  Antônio SalesCriador da Padaria Espiritual, Sales tem papel importante para a divulgação da literatura cearense e de escritores que participaram do movimento literário. Era poeta e romancista. 
- 
                  Pectrúcio MaiaCom delicadeza e rigor, a compositora e cantora Mona Gadelha narra a trajetória da vida e obra do compositor Petrúcio Maia e seu legado de canções clássicas como "Doroty Lamour" . 
- 
                  Mário GomesO poeta era também um andarilho. Com seu paletó surrado metido no corpo em curva, Mário Gomes fez parte da paisagem de Fortaleza por décadas, até encantar-se num céu de poesia. 
- 
                  Fausto NiloO menino Fausto deixou o sertão cearense para estudar em Fortaleza. Tornou-se arquiteto, compositor de clássicos da MPB e parceiro musical de importantes cantores brasileiros. 
- 
                  Jovita FeitosaConheça a história da primeira mulher presa política do Brasil, dona Bárbara de Alencar, avó do escritor José de Alencar, participou de duas rebeliões contra a monarquia no País.