Logo O POVO+
Em série negativa na Série A, Fortaleza cai na tabela e se aproxima do Z-4
Esportes

Em série negativa na Série A, Fortaleza cai na tabela e se aproxima do Z-4

Tricolor amarga quatro partidas sem vitórias, perde cinco posições na classificação e fica apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Marcelo Chamusca está pressionado no comando do Fortaleza (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Marcelo Chamusca está pressionado no comando do Fortaleza

A derrota no Clássico-Rei deste domingo, 20, aumenta a pressão sobre o Fortaleza na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Com o revés por 2 a 0 para o Ceará, o Tricolor completou quatro partidas sem vitória, caiu cinco posições na tabela de classificação e ficou a apenas dois pontos da zona da degola.

Além do resultado negativo no clássico, o Leão do Pici viu os adversários diretos pontuarem na 26ª rodada. Na Ilha do Retiro, o Sport-PE até abriu o placar, mas ficou no 1 a 1 com o Grêmio-RS e chegou aos 29 pontos, na 15ª colocação.

O Vasco da Gama-RJ bateu o Santos-SP por 1 a 0, em São Januário, e chegou aos 28 pontos, na 17ª posição — a primeira equipe da zona de rebaixamento. É a mesma pontuação do Bahia, que foi derrotado pelo Flamengo-RJ, no Maracanã, em jogo de reviravoltas e acusação de injúria racial. O Cruz-maltino, porém, tem um jogo a menos, diante do Palmeiras-SP.

+ Paulão cobra entrega do elenco do Fortaleza após derrota no Clássico-Rei

Em duelo direto contra o Z-4, o Athletico-PR venceu o RB Bragantino-SP, fora de casa, por 1 a 0, e subiu para a 12ª colocação, com 31 pontos. O time paulista está uma posição abaixo dos rubro-negros, com a mesma pontuação, mas em desvantagem em relação ao número de triunfos na competição.

A última vitória do Fortaleza na Série A — a única sob comando de Marcelo Chamusca — foi na 23ª rodada, ao bater o Botafogo-RJ por 2 a 1, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Naquele momento, chegou à nona posição, na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Depois disso, a equipe empatou em 1 a 1 com o Goiás, ficou no 0 a 0 com o Corinthians-SP e perdeu por 2 a 1 para o RB Bragantino-SP antes do clássico estadual.

A falta de poder de fogo ofensivo foi a principal marca negativa nos três compromissos em casa. Nos empates com goianos e paulistas, o Leão até criou oportunidades, mas desperdiçou boas chances e não conseguiu somar três pontos. Na derrota para o Vovô, no entanto, a inércia ofensiva e os erros ofensivos custaram caro, com um domínio alvinegro, sem sustos para o goleiro Richard.

Pressionado, o Tricolor volta a campo no próximo sábado, 26, diante do Flamengo-RJ de Rogério Ceni, às 19 horas, na Arena Castelão, pela 26ª rodada da competição nacional. Na luta pelo título, o Rubro-Negro é o atual vice-líder, com 48 pontos — e um jogo a menos do que o líder São Paulo (53 pontos).

O que você achou desse conteúdo?