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Agregador de Pesquisas

Eleições 2022

Ferramenta permite que pesquisas eleitorais sejam agregadas e mostra tendências de voto mais próximas da realidade para as eleições de 2022.

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Enfrentamentos Diretos - 2º Turno

Nota: As linhas de tendências só aparecem quando os filtros compreendem, pelo menos, 10 pesquisas.
DATA:

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Aprovação e Avaliação do Governo

Nota: As linhas de tendências só aparecem quando os filtros compreendem, pelo menos, 10 pesquisas.
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Intenção de Voto

Nota: As linhas de tendências só aparecem quando os filtros compreendem, pelo menos, 10 pesquisas.
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    Metodologia

    O Agregador de Pesquisas O POVO compila os resultados das sondagens divulgadas por diferentes institutos e aplica medidas estatísticas como médias simples, ponderada e móvel, o que permite avaliar as tendências apresentadas pelas pesquisas eleitorais a partir de uma perspectiva mais ampla.

    O modelo desenvolvido pela Central de Jornalismo de Dados O POVO (DATADOC), considera, em dias com uma ou mais pesquisas, a média simples das pontuações do candidato. Para os dias subsequentes sem pesquisas registradas, atribuímos a pontuação do candidato no dia imediatamente anterior. Por fim, concedemos um peso referente ao número de cenários testados para o candidato em cada dia.

    Dessa forma, as datas com mais pesquisas terão uma influência superior na etapa final e os resultados muito discrepantes, um impacto reduzido nas linhas de tendência do agregador.

    Na etapa final, quando calculamos a média móvel ponderada dos últimos 15 dias, considerando as médias diárias e os pesos atribuídos nos passos anteriores — uma janela de tempo de 15 dias consegue minimizar o impacto de períodos com poucas pesquisas coletadas. Para saber mais detalhes, acesse a nossa página de metodologia.

    Os institutos que formam a base de pesquisas do Agregador O POVO foram escolhidos obedecendo alguns critérios, um deles é o registro na Justiça Eleitoral, conforme preconiza a legislação para pesquisas a serem publicadas.

    Isso significa que a ferramenta só trabalha com estudos que já foram publicados previamente. Portanto, estão excluídas pesquisas realizadas para mero consumo interno de campanhas políticas.

    Pesquisas Nacionais - Presidente

    A partir dessas considerações, o Agregador selecionou os dados para a eleição presidencial publicados por oito institutos - detalhados em nossa página de metodologia. Para escolha dessas instituições também foram consideradas as respectivas avaliações recebidas pelo Barômetro do Poder de abril.

    Outro critério envolve a diversidade de metodologias aplicadas no Brasil, a saber: presencial, por fluxo e residencial; telefônica e por internet. Esse critério tem como objetivo incluir diferentes nuances captadas por cada um dos modelos.

    O Barômetro é um relatório elaborado a partir da consulta com 10 casas de análise de risco político e quatro conhecidos consultores independentes. Ele afere, portanto, a relevância e a credibilidade das pesquisas perante experientes analistas políticos.

    Os consultores ouvidos pelo Barômetro foram: Antônio Lavareda (Ipespe), Cláudio Couto (FGV EASP), João Villaverde (FGV SP), Thomas Traumman (independente), além das empresas: Eurasia Group, BMJ Consultores Associados, Control Risks, Dharma Political Risks & Strategies, Empower Consultoria, Medley Global Advisers, Patri Políticas Públicas, Prospectiva Consultoria, Pulso Público e Tendências Consultoria Integrada.

    Pesquisas Estaduais

    As pesquisas de opinião realizadas nos estados diferem bastante das nacionais. A quantidade disponível por praça depende bastante do peso econômico e eleitoral de cada estado. Assim, quanto mais desenvolvida for a unidade da federação, maior a probabilidade de haver um volume considerável de pesquisas.

    Ao mesmo tempo, mudam os agentes envolvidos. Enquanto boa parte das pesquisas nacionais são contratadas por empresas do mercado financeiro, as de caráter estadual são contratadas majoritariamente por veículos de comunicação com base em empresas locais de pesquisas.

    Uma das poucas exceções é o caso do Ceará, com O POVO, que tem optado por institutos nacionais para garantir distanciamento do pleito.

    De todo modo, os critérios das pesquisas de governador são diferentes dos critérios utilizados na sucessão estadual. Nesse caso, são utilizados os dados de todos os institutos aos quais a equipe de pesquisadores do O POVO teve acesso a partir de monitoramento do site do TSE.

    1. O que é o agregador de pesquisas?

    Um agregador de pesquisas é uma ferramenta que possibilita uma perspectiva ampla das tendência em diferentes cenários eleitorais, agregando, por meio de um conjunto métricas estatísticas, o resultado expresso em múltiplas sondagens, com metodologias, amostras, contratados e contratantes distintos.

    Com um agregador, o leitor pode visualizar as tendências aferidas pelas diferentes pesquisas ao longo do tempo, de modo que resultados discrepantes e fenômenos efêmeros tenham um impacto minimizado no contexto geral. Vale pontuar também que um agregador não se resume às pesquisas de intenção de voto em eleições e pode ser aplicado em diferentes cenários e situações, como rejeição de candidatos, aprovação/avaliação de governos, entre outros.

    2. O agregador compara metodologias?

    Não. A função de um agregador não é comparar as características amostrais e metodológicas do seu universo de pesquisas, mas traçar uma linha de tendência que possa representar de maneira ampla o conjunto dos diferentes resultados em um dado cenário.

    Para tanto, um agregador buscar priorizar períodos com mais pesquisas e suavizar a interferência de resultados muito discrepantes, de lacunas temporais com poucos registros e de fenômenos breves e ocasionais.

    3. Como essa ferramenta pode me ajudar a entender o atual cenário eleitoral?

    Frequentemente, diversos institutos de pesquisas realizam sondagens que buscam retratar a opinião pública sobre diferentes assuntos. Tais pesquisas se sustentam em diferentes metodologias e podem refletir ou não os anseios da sociedade em um dado momento.

    Em períodos eleitorais, por exemplo, pesquisas são publicadas cotidianamente, buscando evidenciar a percepção da sociedade sobre os candidatos e suas respectivas movimentações eleitorais. Essa é uma dinâmica que se intensifica gradativamente à medida que nos aproximamos das eleições.

    Entretanto, alguns pontos precisam ser observados ao analisar os resultados. O primeiro deles é que cada pesquisa retrata o momento em si, e não uma tendência eleitoral abrangente. Além disso, com diferentes critérios e metodologias, as pesquisas podem possuir diferentes vieses e apresentar resultados completamente divergentes.

    Neste contexto, uma ferramenta como o Agregador de Pesquisas O POVO, que congrega a diversidade de metodologias aplicadas no Brasil e executa um conjunto claro e consistente de métricas estatísticas, pode contribuir para uma análise ampla e consistente das tendências eleitorais.

    • Coordenação e edição Thays Lavor
    • Visualização de dados Alexandre Cajazeira
    • Metodologia e Análise de dados Alexandre Cajazeira
    • Tratamento e Coleta de dados Alexandre Cajazeira, Miguel Pontes e Roberto Araújo
    • Desenvolvimento Front-End Michele Medeiros e Alexandre Cajazeira
    • Github Gabriela Custódio
    • Design UI/UX Matheus Sales