Logo O POVO Mais

Agregador de Pesquisas

Eleições 2022

Ferramenta permite que pesquisas eleitorais sejam agregadas e mostra tendências de voto mais próximas da realidade para as eleições de 2022.

Por

Intenção de Voto

Nota: Pesquisas eleitorais para os cargos de Governador e Senador serão implementadas futuramente.
DATA:

    Metodologia

    Como forma garantir a integridade e confiabilidade deste material, disponibilizamos a metodologia detalhada do projeto, nossas análises e o conjunto de códigos desenvolvidos para chegarmos a elas. É possível acessá-la na nossa página de metodologia. Além disso, os códigos em javascript estão disponíveis em um notebook produzido no Observable. Uma versão em python será construída em breve e disponibilizada nosso perfil no GitHub, onde também é possível acessar as bases utilizadas na apuração de outras reportagens desenvolvidas pela Central de Jornalismo de Dados do O POVO - DATADOC.

    Em breve, outras visualizações serão disponibilizadas, como : tendências de avaliação e aprovação do governo e rejeição dos candidatos.

    Os institutos que formam a base de pesquisas do Agregador O POVO foram escolhidos obedecendo alguns critérios. O primeiro deles é a nota obtida no Barômetro do Poder de abril, que atribuiu nota aos diversos institutos que vêm publicando pesquisas sobre as eleições deste ano.

    O barômetro é um relatório elaborado pela Infomoney a partir da consulta com 10 casas de análise de risco político e quatro conhecidos consultores independentes. Ele afere, portanto, a relevância e credibilidade das pesquisas perante experientes analistas políticos.

    O segundo critério foi a frequência de pesquisas nacionais realizadas, de modo a garantir um volume de pesquisas considerável. Por fim, o agregador incorpora um terceiro elemento: a diversidade de metodologias aplicadas no Brasil (presencial por fluxo e residencial; telefônica e por internet), de modo a incluir diferentes nuances captadas por cada um dos modelos.

    Os institutos selecionados estão listados abaixo:

    • Datafolha
    • Ipec
    • Quaest
    • Ipespe
    • Atlas Político
    • DataPoder
    • Ideia
    • FSB

    1. O que é o agregador de pesquisas?

    Um agregador de pesquisas é uma ferramenta que possibilita uma perspectiva ampla das tendência em diferentes cenários eleitorais, agregando, por meio de um conjunto métricas estatísticas, o resultado expresso em múltiplas sondagens, com metodologias, amostras, contratados e contratantes distintos.

    Com um agregador, o leitor pode visualizar as tendências aferidas pelas diferentes pesquisas ao longo do tempo, de modo que resultados discrepantes e fenômenos efêmeros tenham um impacto minimizado no contexto geral. Vale pontuar também que um agregador não se resume às pesquisas de intenção de voto em eleições e pode ser aplicado em diferentes cenários e situações, como rejeição de candidatos, aprovação/avaliação de governos, entre outros.

    2. O agregador compara metodologias?

    Não. A função de um agregador não é comparar as características amostrais e metodológicas do seu universo de pesquisas, mas traçar uma linha de tendência que possa representar de maneira ampla o conjunto dos diferentes resultados em um dado cenário.

    Para tanto, um agregador buscar priorizar períodos com mais pesquisas e suavizar a interferência de resultados muito discrepantes, de lacunas temporais com poucos registros e de fenômenos breves e ocasionais.

    3. Como essa ferramenta pode me ajudar a entender o atual cenário eleitoral?

    Frequentemente, diversos institutos de pesquisas realizam sondagens que buscam retratar a opinião pública sobre diferentes assuntos. Tais pesquisas se sustentam em diferentes metodologias e podem refletir ou não os anseios da sociedade em um dado momento.

    Em períodos eleitorais, por exemplo, pesquisas são publicadas cotidianamente, buscando evidenciar a percepção da sociedade sobre os candidatos e suas respectivas movimentações eleitorais. Essa é uma dinâmica que se intensifica gradativamente à medida que nos aproximamos das eleições.

    Entretanto, alguns pontos precisam ser observados ao analisar os resultados. O primeiro deles é que cada pesquisa retrata o momento em si, e não uma tendência eleitoral abrangente. Além disso, com diferentes critérios e metodologias, as pesquisas podem possuir diferentes vieses e apresentar resultados completamente divergentes.

    Neste contexto, uma ferramenta como o Agregador de Pesquisas O POVO, que congrega a diversidade de metodologias aplicadas no Brasil e executa um conjunto claro e consistente de métricas estatísticas, pode contribuir para uma análise ampla e consistente das tendências eleitorais.

    • Coordenação e edição Thays Lavor
    • Visualização de dados Alexandre Cajazeira
    • Metodologia e Análise de dados Alexandre Cajazeira
    • Tratamento e Coleta de dados Alexandre Cajazeira, Miguel Pontes e Roberto Araújo
    • Desenvolvimento Front-End Michele Medeiros e Alexandre Cajazeira
    • Github Gabriela Custódio
    • Design UI/UX Matheus Sales