Logo O POVO+
Engenheira defende que cidades sejam pensadas para o futuro
Aguanambi-282

Engenheira defende que cidades sejam pensadas para o futuro

Carla Beatriz, professora do departamento de Geologia, relembra que as vias têm uma importância gigantesca no desenvolvimento da cidade, pois é inclusive por meio delas que temos acesso aos alimentos, equipamentos e remédios
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Carla Beatriz é engenheira civil e professora do departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). (Foto: Arquivo pessoal)
Foto: Arquivo pessoal Carla Beatriz é engenheira civil e professora do departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os processos de urbanização e pavimentação precisam se desenvolver juntos no crescimento de uma cidade. Quem defende isso é a professora Carla Beatriz, do departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Segundo a pesquisadora, nem sempre as metrópoles são construídas de forma planejada, o que acarreta em desordenamento. Além disso, ela pontua que as vias têm uma importância gigantesca no desenvolvimento de cada cidade, pois é a partir delas que a população tem acesso a alimentação, saúde e lazer.

Interessada em temas associados ao desenvolvimento das cidades desde o início da graduação em Engenharia Civil — com estágios ligados a obras de drenagem e pavimentação — a engenheira concluiu doutorado sobre o tema “Gestão integrada de infraestrutura civil em ambiente urbano: água e transportes”, em 2019. Ao O POVO, ela analisa problemas históricos de calçamentos e pavimentação de Fortaleza para traçar a importância das vias para o desenvolvimento de uma cidade.

O POVO: Como podemos pensar a importância das vias de boa qualidade para uma região?

Carla Beatriz: As vias têm uma importância gigantesca no desenvolvimento da cidade. Inclusive é por meio das vias que nós temos a chegada de alimentos, equipamentos e remédios. A gente viveu muitos períodos de seca aqui no Ceará, como a seca de 1915 (período de estiagem famoso no Estado pela obra "O Quinze", de Rachel de Queiroz, clássico da literatura brasileira). Muitas pessoas morreram na época. Nós, muitas vezes, pensamos que essas mortes só aconteceram porque não tinha água, mas ocorreram também porque não tínhamos vias de acesso que permitissem a chegada de remédios, por exemplo.

Durante um período, devido a esses problemas, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), para combater a seca, construiu tanto os reservatórios de água (açudes), quanto vias para facilitar a locomoção e a chegada de ajuda às regiões necessitadas. Por isso, é preciso pensar as vias de forma a atender às diversas necessidades locais e de desenvolvimento do país. Trabalhar criando sempre melhores tecnologias, materiais e pensando em uma gestão adaptativa às demandas da nossa cidade.

OP: Por que é importante discutir o processo de urbanização e pavimentação da Cidade?

Carla Beatriz: Os processos de urbanização e pavimentação caminham juntos. Nem sempre nas nossas grandes cidades são planejadas de forma coordenada. O que vemos são áreas da cidade que vão sendo ocupadas e depois se percebe a necessidade de desenvolver espaços de deslocamento. Porém, com as áreas já ocupadas, às vezes, o projeto ideal não tem mais como ser feito. Hoje, uma grande metrópole como Fortaleza precisa ser pensada com soluções de pavimentação, drenagem e com grandes áreas impermeabilizadas. Em alguns casos, levando até a necessidade de desapropriação e remoção de algumas moradias.

OP: O que pode causar o desgaste dos calçamentos e das vias?

Carla Beatriz: A gente fala que os dois grandes vilões dos pavimentos são o tráfego e a água. Em relação ao tráfego, trata-se das cargas que transitam pela via. Quando a gente vai dimensionar uma rodovia, existe um peso máximo por eixo que um caminhão pode passar. Por isso que em alguns locais existem pesagens, para ver se os veículos estão andando com a carga adequada. Quando a gente fala da água, estamos nos referindo a um bom sistema de drenagem e escoamento dessa água. O clima pode afetar os pavimentos, principalmente quando a via não tem um sistema adequado de drenagem, escoamento e impermeabilização.

OP: Quais cuidados a gestão pública pode ter com essas ruas e calçamentos?

Carla Beatriz: O principal cuidado é a manutenção preventiva e um sistema de drenagem do pavimento. Outro aspecto importante é que a nossa cidade precisa ser pensada para o futuro. Esses problemas de drenagem na cidade, além dos problemas nos nossos pavimentos, estão muito associados a falta de planejamento urbano. No mais, a gente sempre fala que é importante trabalhar com a boa prática da engenharia, atender às normas especificadas e trabalhar com materiais adequados. Ainda que se construa as obras da melhor forma possível, com o tempo vão começar a aparecer problemas nos pavimentos. Isso é natural, por isso é importante trabalhar com a manutenção preventiva, evitando que apareça um problema maior pela frente.

OP: Qual a importância da pavimentação? Como são construídos e como devem ser planejados?

Carla Beatriz: Todo desenvolvimento das cidades se dá por meio de locomoção. A cidade ter calçamentos e vias adequadas é extremamente importante para o tráfego de pessoas e para a qualidade dos nossos veículos. As vias e calçamentos precisam ser construídas para atender ao uso. Existem vias que são apenas de calçamento, vias que têm revestimento asfáltico e vias com pavimento de concreto. A viabilidade de um tipo de construção depende da disponibilidade de material e do uso para a população.

OP: Vias como a Monsenhor Tabosa, no Centro da Cidade, são construídas com um tipo específico de pavimentação. Qual a importância daquele tipo específico de calçamento? Como são construídos e como devem ser planejados?

Carla Beatriz: Quando a gente fala de calçamento público, a gente está falando de pavimentação de vias. A utilização desse tipo de pavimento, como o da avenida Monsenhor Tabosa, é muito funcional quando você tem um elevado tráfego de pedestres. Nesse caso, também é preciso que seja uma via com uma velocidade mais baixa, porque tem muitos pedestres e a ideia sempre é preservar a vida humana. O pavimento é ligado a vários aspectos.

Outro aspecto importante nesse caso de via com pavimentos chamados de intertravado, é porque esse tipo de construção muitas vezes proporciona que haja uma maior infiltração de água, e isso pode ser bom, por exemplo, para drenagem urbana. Apesar de parecer, para alguns, um pavimento inadequado, ele permite uma manutenção mais rápida e fácil do que outros tipos de pavimentos como o revestimento asfáltico, que tem matéria-prima mais cara e, às vezes, mais difícil de se encontrar.

O que você achou desse conteúdo?