O Salão Internacional de Móvel em Milão (Isalone), que aconteceu em abril deste ano, dita as tendências de design no mundo. Para apresentar as novidades aos profissionais locais, a loja Black Box trouxe a designer de produtos curitibana Ângela Perotta, para um bate-papo que revelou o que há de mais moderno quando o assunto são os dormitórios, projetos de iluminação e livings.
As lâminas em tons de castanho escuro para quartos de casal foram uma das principais apostas do evento na Itália. Isso significa que, para ser aconchegante, não é obrigatório ser clean. “Mobiliários escuros vieram mesclados com os metalizados nos tons de cinza, titânio e dourado, este último podendo ser usado em peças pequenas, como por exemplo, um criado mudo, ou mesa de centro”, pondera a designer Ângela. SOBRIEDADE As lâminas de madeira natural seguem em alta, destacando ainda mais a textura e podendo vir pintadas em tons metalizados. Nos dormitórios e home-office, mobiliário em cores mais clássicas e em tons escuros aliadas a matérias-primas como couro confere sofisticação ao ambiente. “O painel surge com características do estilo de viver Provençal marcado pelos frisos e puxadores, outra grande aposta da feira”, conta a profissional. ILUMINAÇÃO A iluminação pontual cedeu espaço para a os rasgos de led usados dentro de closets e armários. Importante atentar para os cuidados na instalação que requer uma canaleta metálica para adaptar a lâmpada. O MDF tem uma resina que compromete a vida útil da lâmpada, destaca a profissional.
Outra boa surpresa na feira de Milão foram as amplas portas de vidro em armários, acompanhadas de perfis largos (peças de acabamento) e um fumê todo especial que revela uma transparência nos detalhes do projeto de iluminação interna do mobiliário. Para finalizar, os matelassados também enriquecem os modulados internamente em detalhes como gavetas.