Especiais

Acompanhe o desempenho escolar

Desde as tarefas de casa às provas, é fundamental o olhar dos pais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Começando junho, férias à vista!!!! ...mas, para algumas famílias, momento de tensão para saber se seus filhos foram bem na escola e se poderão desfrutar alegremente das tão planejadas e sonhadas férias. O primeiro semestre está chegando ao final e, infelizmente, alguns pais despertam para as necessidades escolares das crianças quando as escolas sinalizam apenas em suas reuniões ao final do semestre que algo não vai bem. Aqui vai uma dica importantíssima, por isso em negrito e em caixa alta: ACOMPANHAR SISTEMATICAMENTE A VIDA ESCOLAR DOS FILHOS É FUNDAMENTAL!


Durante o ano, uma estratégia importante pode ser usada e faz parte da rotina das crianças, na maioria das séries, diariamente: tarefa de casa. Também chamada de dever de casa ou lição de casa, a tarefa de casa é um instrumento muito importante e precisa ser encarado como um momento especial e valioso.

Afinal, essa atividade contribui para o desenvolvimento do aluno que, através dela, forma hábitos e atitudes, desenvolve valores e realiza a construção da aprendizagem de forma significativa. A tarefa de casa é um exercício que colabora na construção da autonomia, da curiosidade, da responsabilidade e da experiência formadora. Além de ser um momento de nós, pais, mergulharmos no que nossos filhos estão aprendendo e vivendo na escola.


Devemos encarar a tarefa de casa como forma de acompanhamento escolar por parte da família e como uma aproximação da casa com a escola. Mesmo que seu filho faça parte de um sistema integral na escola, peça constantemente que sejam enviadas para casa as tarefas feitas na escola para você olhar, analisar e ver o que ele tem feito e como tem feito. É importante também perguntar sobre como está seu filho e se a escola tem algo a falar sobre o desenvolvimento dele na escola, não espere a reunião de pais.


Acompanhar o filho e sua vida escolar é um ato de amor!

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais