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A busca por produtos mais naturais, vegetais, orgânicose veganos, em sintonia com o meio ambiente, não se restringe ao universo da gastronomia. Espalhou-se pelo universo da beleza e conquista cada vez mais consumidores, fazendo a indústria beauty repensar todo o processo de sua cadeia produtiva.
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Consumo consciente: É um conceito de sustentabilidade que interage e ajuda a preservar a natureza, como acontece com todo o desenvolvimento e criação dos produtos da linha Ekos, da Natura, em comunidades da Floresta Amazônica. Produtos que rejeitam testes em animais,usam embalagens recicláveis, livre de sustâncias derivadas do petróleo, silicone, livres de parabenos, corantes, propilenoglicol, álcool... e por aí vai.
Funcionam “messsmooo”: E se você ainda não aderiu a essa onda porque acha que os produtivos “naturebas”, digamos assim, não funcionam? Engano. Na verdade, esses produtinhos, que amo, têm componentes ativos de ação poderosa, potinhos sustentáveis, recheados de tecnologia e células-tronco vegetais capazes de manter, cuidar, tratar, recuperar e combater o envelhecimento tanto dos cabelos, quanto da pele. Vemos os resultados logo na primeira aplicação.
Valem a pena: A linha Alchemic, por exemplo, desenvolvida nos laboratórios de pesquisa da Davines, em Parma (Itália), foi criada exclusivamente para cabelos coloridos. “Não só esse sistema retém a cor, mas transforma os cabelos em tonalidade magnífica”, diz Milza Alves, distribuidora da grife italiana, no Ceará.
E claro que existem linhas exclusivas para quem cultiva uma beleza mais natural, cabelos livres de química, como a recém-lançada Aura Botanica, da Kérastase, no salão Mulher Cheirosa. “Tem 98% de ingredientes naturais, como óleo de argan marroquino, coco de Samoa e óleo de laranja doce (proteção antioxidante, emoliência, nutrição e proteção anti frizz). Bem-estar do couro cabeludo à extensão da fibra”, avisa o técnico educador Giovanni Matos (um amor!!!), que trabalha com cabelo há 14 anos.
A Dermage,grife de cosmecêuticos brasileira, também aderiu ao movimento e incluiu nas suas prateleiras a linha Delifresh Organics,de cuidados com a pele. “Produtos com ativos vegetais orgânicos certificados, formulados com extratos orgânicos de gojiberry %2b chia e lichia %2b linhaça”, explica a farmacêutica Sorelle Martins, franqueada da marca, no Ceará. As máscaras faciais iluminadora e revitalizante são #mara #superindico.
E a The Body Shop,queridinha dos famosos mundo a fora, como a atriz Jennifer Aniston,acaba de lançar as máscaras faciais veganas, verdadeiros mimos da embaixadora da marca, a apresentadora Fernanda Lima. “Formuladas com açaí da Amazônia, mel da Etiópia e carvão do Himalaia, as máscaras são uma alternativa natural para cuidar da pele, em casa”, indica Syane Amora, franqueda da rede britânica de cosméticos naturais, no Ceará.
E adoro as campanhas ativistas da The Body Shop que estão muito mais preocupadas na proteção do meio ambiente, no bem-estar dos animais e em criar independência financeira e renda aos agricultores, fornecedores de matéria prima,do que propagar
seus produtos.
E fica a dica: Ser mais natural é possível, é uma opção de vida que temos de fazer, baseada numa ideologia cheia de valores e significados. E começa por levar para nossa casa produtos mais sustentáveis.