[FOTO1]
A aluna de Gastronomia da Devry/Fanor Lara Ponciano foi a vencedora da etapa de Fortaleza da competição de gastronomia DeVry Chef. O prato campeão foi um tartare de lagosta com camarão, acompanhado de uma farofa de panko com castanha de caju e uma musseline de abóbora. Depois de outras três seletivas, quatro alunos foram para a final local. Durante a prova, os estudantes tinham, a disposição, vários insumos regionais para a elaboração dos.pratos que, obrigatoriamente, seriam a base de frutos do mar. Cada competidor teve uma hora e meia para desenvolver um prato único e com a identidade do “chef”.
A campeã da etapa Fortaleza ganhou uma bolsa para o curso de.pos graduação em gastronomia da DeVry Fanor, um jogo de facas, uma panela Lê Creuset e uma vaga na final nacional, que acontece no dia 8 de novembro, em Recife.
[FOTO2]
Lara Ponciano relatou que a competição foi muito importante para sua formação. “Isso estimula todos a darem seu melhor e a buscar muito além do que é visto em sala. Tendemos a buscar inspiração em restaurantes estrelados, chefs renomados e acabamos assim aprendendo técnicas, combinações e empratamentos que não teríamos visto se não fôssemos atrás. Como um todo nos tornamos profissionais mais curiosos e a pressão do tempo e da escolha dos pratos nos estimula a ser criativos e eficazes”, diz a aluna.
A estudante do quarto semestre de gastronomia também destaca que sua maior inspiração para cozinhar foi sua avó materna. “Também tenho inspirações locais como Louise Benevides e Léo Gonçalves, que têm um pé na França e outro aqui no Ceará e tenho inspirações internacionais: Dan Barber e seu movimento da fazenda à mesa, Grant Achatz e sua criatividade com texturas e sabores, transformando a refeição em um espetáculo, e Massimo Bottura, que tive o prazer de conhecer, que faz um trabalho magnífico na atualização da gastronomia italiana sem perder suas raízes”, afirma Lara.