Especiais

Educando crianças encorajadas e saudáveis

O tempo muda muito o estilo de vida das pessoas, mas os pais e a família seguem sendo os fatores mais importantes na formação dos seres humanos
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

 
Sabe-se que o período da infância é considerado como determinante na vida de qualquer indivíduo e tudo o que acontece nele adquire papel fundamental na formação do futuro adulto. Esta fase é marcada por importante desenvolvimento físico, intelectual e emocional.


Nos tempos atuais, muita coisa mudou em relação ao olhar para essa infância e há uma grande preocupação com a existência, o tempo e manejo com esta fase. Assim como esse cuidado com a fase infantil, hoje também estamos presenciando uma grande necessidade de um olhar mais cuidadoso com a saúde mental, que é ponto essencial para a qualidade de vida. Do ponto de vista da saúde mental infantil, o entendimento das etapas de desenvolvimento é extremamente importante, porque é na infância que o indivíduo está formando a sua personalidade, constituindo recursos importantes em uma perspectiva de evolução.
[QUOTE1] 

A saúde mental na infância passou a ser analisada numa perspectiva além da educativa, buscando assim, uma qualidade de vida melhor à criança, podendo favorecer para que a mesma se torne um adulto saudável. Sabemos também que muitas das perturbações encontradas na fase adulta possuem suas raízes em fatores da infância, por isso, quanto antes for detectado um problema, as chances de sucesso no tratamento são bem mais altas.
 

Hoje vemos uma necessidade de olhar para a criança e entender suas necessidades particulares, enxergar e ouvi-la para saber se ela está tendo a chance de ser ela mesma enquanto é acolhida, compreendida, auxiliada e estimulada. Mais do que nunca é preciso oferecer a essa criança um ambiente saudável, um meio que a ensine a existir, mas sem impor verdades únicas, regras técnicas e institucionalizadas. É preciso um meio que olhe pra ela, sem teorias e a entenda, mostrando através de possibilidades que ela é capaz.
 

Apesar do atual modo de viver afetar muitas pessoas em sua compreensão da existência humana, os pais e a família seguem sendo os fatores mais importantes na vida de uma criança. O exemplo e o comportamento do adulto são essenciais para criar um filho feliz, que acredita em si mesmo e é estimulado a superar seus limites. Posteriormente, a criança que é amada e encorajada torna-se um adulto saudável em todos os aspectos.
[FOTO1] 

CRIANDO FILHOS FELIZES. Em ‘Criando filhos felizes’, Jan Parker e Jan Stimpson oferecem critérios para que o leitor possa entender, apoiar e orientar seus filhos como indivíduos e, assim, desenvolver com eles um relacionamento feliz e saudável desde o nascimento até os primeiros anos escolares. Para proporcionar a compreensão da natureza íntima das crianças, o livro apresenta exemplos, pesquisas idôneas e as questões mais comuns, com suas possíveis soluções. O principal intuito desta obra é reforçar a confiança dos pais em suas habilidades e ampliar o entendimento sobre o universo infantil.
 

Preço sugerido: R$ 49.00

 

Por Paula Naddaf

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais