Logo O POVO+
VLT: Trecho até o Papicu deve entrar em operação assistida em junho
CIDADES

VLT: Trecho até o Papicu deve entrar em operação assistida em junho

| VLT | A entrega total da obra está prevista para o fim do ano. O ramal ligará os bairros Parangaba e Mucuripe
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
O deslocamento de pessoas entre os bairros Parangaba e Papicu poderá ser feito por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a partir de junho deste ano. A garantia foi dada pelo governador Camilo Santana (PT) em visita às obras do ramal Parangaba-Mucuripe na manhã de ontem, 29. Depois de vistoriar pelo menos 4,5 quilômetros do canteiro de obras — o equivalente a 33,5% da extensão do ramal —, Camilo manteve para o fim do ano o prazo da entrega total (até o Mucuripe).
 

Segundo o governador, cerca de mil operários estão atualmente construindo o ramal operado por VLT. “Nossa meta”, prometeu, “é acelerar para entregar até o fim do ano” todo o trecho. No total, estão contempladas no projeto dez estações: Parangaba, Montese, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Papicu, Mucuripe e Iate.

O transporte de passageiros entre as estações Parangaba e Papicu, prometido para junho, será feito, inicialmente, como operação assistida, ou seja, gratuita. Até então, já opera dessa forma o trecho entre a Parangaba e a estação Borges de Melo. De forma experimental, sem passageiros, está funcionando o trecho entre a Borges de Melo e o São João do Tauape.
 

Em reportagem divulgada pelo O POVO na última segunda-feira, 26, o secretário estadual da Infraestrutura (Seinfra), Lúcio Gomes, informou que pelo menos 450 imóveis ainda precisam ser desapropriados para que a obra possa ser concluída.

 

HISTÓRICO


SOBRE O VLT
 

O RAMAL Parangaba-Mucuripe começou a ser construído em 2012 pelo consórcio formado pelas empresas Consbem, Passarelli e Engexata.

A OBRA deveria ser entregue até a Copa do Mundo de 2014, que aconteceu no Brasil.

As obras foram paralisadas em 2014 devido ao atraso e, consequentemente, ao rompimento, pelo Governo, do contrato com o consórcio.

EM 2015 foi feita nova licitação para continuidade das obras, que foram divididas em três trechos.

Detalhes
Extensão: 13,4 km (12 km em superfície e 1,4 km em trechos elevados)

Investimento até agora: R$ 233.112.603,80. 

O que você achou desse conteúdo?