Taxistas que trabalham com veículos alugados em Fortaleza, os rendeiros, serão contemplados com 3 mil novas vagas de táxis. A ampliação deve resultar, segundo o Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), em maior oferta do serviço em bairros “afastados” da Capital. No prazo de 30 dias após o lançamento do edital, que deve ocorrer até o dia 30 de junho, os motoristas cadastrados na Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) devem apresentar documentação. A lei que autoriza a implantação das vagas (Lei 205/2018) foi sancionada na manhã de ontem pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) no estacionamento da Arena Castelão.
[SAIBAMAIS]Na ocasião, o prefeito também anunciou que até o dia 30 de julho será publicada portaria que autoriza os taxistas da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) a circularem nas faixas exclusivas da Capital. A ampliação de vagas, parte do Pacote de Ações de Fortalecimento do Transporte Individual de Passageiros da Prefeitura, demandou mudança na Lei Orgânica do Município, ampliando de uma vaga a cada 545 habitantes para 350 habitantes.
“Nós não fizemos nada mais do que acolher o bom senso. Vocês cumpriam as mesmas regras, tinham as mesmas exigências, eram cobrados do mesmo jeito pela Etufor, mas não era taxistas”, defendeu o prefeito em discurso aos trabalhadores. Segundo ele, o aumento gera mais oportunidades de transporte individual de passageiros. “Isso garante trabalho, emprego, oportunidade para os rendeiros e, por outro lado, aumenta o serviço de táxi na Cidade de Fortaleza”, explicou.
A ampliação deve chegar a bairros afastados do Centro da Cidade como Bom Jardim e Praia de Iracema, projeta Vicente de Paula, presidente do Sinditaxi. “O trabalho do sindicato, da prefeitura e da Etufor é colocar táxis em bairros afastados da Cidade com pontos sinalizados, identificados, em abrigos. Todos eles usando o aplicativo do Sinditaxi dando desconto de 30% em todas as corridas”, disse, acrescentando que a regulamentação deve atender aos critérios da empresa. “A lei permite mais 3 mil, mas não quer dizer que vá entrar 3 mil. Existem critérios e a documentação que será avaliada para receber a autorização. Tem os ativos e os inativos”, explicou. Atualmente, são 4.882 permissionários e 3.100 rendeiros cadastrados.
“Nós entendemos que o sistema de táxi será fortalecido para oferecer para a sociedade de Fortaleza mais opção de táxi e um serviço de qualidade”, comemorou Francisco Moura, diretor do sindicato.
BASTIDOR
BOA RELAÇÃO
No evento, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) reiterou a boa relação com a categoria e seus representantes. “A vida pública faz a gente encontrar aliados e pessoas de bem que às vezes concordam ou discordam, mas dão oportunidade da gente construir relações. E, hoje, além da relação institucional que eu tenho com o sindicato, eu tenho o prazer de ter uma relação pessoal e de amizade com o Vicente de Paula e o Moura”, disse.
PRAZOS
Após a publicação do edital, os motoristas têm até 30 dias para demonstrar interesse. Eles devem levar à Etufor documentos como carteira padrão, certidões negativas criminais e comprovante de endereço. Após os documentos serem aprovados, os motoristas precisam cadastrar o carro que será utilizado dentro do prazo de três anos. As vagas valem por até 18 anos, podendo ser prorrogadas pelo mesmo período.
PERÍODO
Os rendeiros precisam ter carteira padrão emitida a partir de 2014 para ter direito à autorização de táxi.