Logo O POVO+
Cartilha orienta como se prevenir de terremotos
CIDADES

Cartilha orienta como se prevenir de terremotos

| defesa civil | Não há ferramenta que preveja abalos sísmicos. Cuidados prévios podem minimizar os prejuízos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

A Defesa Civil registrou em 2018 nove tremores de terra no Ceará, segundo o Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN), todos de baixa intensidade variam entre 1,3 e 2,7 na escala Richter. A fins de comparação, o maior terremoto já registrado ocorreu no Chile, em 1960. Alcançou 9,5 na escala, matando 1655 pessoas.

 

Até hoje, apenas uma morte foi registrada no Brasil em decorrência de tremores. Foi em 2007, em Itacarambi (MG). Jesiane Oliveira da Silva, de 5 anos, estava deitada na cama quando a parede do seu quarto desabou em cima dela. O tremor teve intensidade de 4,9 graus na escala Richter.

 

Ainda que o País se encontre no centro de uma placa tectônica, com baixo risco de ser afetado por fortes terremotos, as condições precárias de moradia tornam os pequenos abalos em um problema. A falta de informação é outro, alerta Francisco Brandão, chefe do Núcleo de Sismologia da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado Ceará (Cedec). De acordo com Brandão, o Terremoto de Pacajus, ocorrida em 1980, é a referência para a ação anti-terremoto no Ceará.

 

Ele cita que o Estado precisou recuperar 489 casas após tremor, que ainda causou incêndios, dentre outros incidentes. "Se hoje ocorresse esse terremoto, as coisas seriam bem piores. A população é maior, são mais casas e não houve uma preparação do jeito que a gente gostaria que fosse feita". Brandão cita como exemplo dessa falta de preparação o fato de os prédios serem construídos sem levar em conta os tremores de terra. O terremoto de 1980 foi de magnitude 5,2 o maior já contabilizado no Nordeste e o quinto no Brasil. Segundo a Cedec, quase um terço (52) dos 184 municípios cearenses já registraram o fenômeno.

 

Para popularizar procedimentos de segurança em terremotos, a Defesa Civil preparou uma cartilha com orientações diretas para deixar o cearense ciente do que fazer em eventuais tremores de terra. Ainda não existe ferramenta que preveja terremotos. Por isso, saber como agir ainda é a melhor forma de prevenção.

 

Cuidados

 

Antes

Acrescente uma ripa extra entre as telhas para evitar deslizamentos

Construa casa com especialistas devidamente registrados em seus conselhos

 

Durante

 

Mantenha a calma

 

Procure áreas livres

 

Se dentro de casa, procure abrigos sólidos que protejam devidamente a cabeça, como mesas

 

Não use escadas ou elevadores

 

Depois

Prepare-se para abalos subsequentes. Busque áreas livres ou abrigos

 

Saiba Mais

 

Veja as orientações da cartilha na íntegra em: goo.gl/MLiVX4

 

Fonte: Cartilha Tremor de Terra: Saiba como Agir, elaborada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil

O que você achou desse conteúdo?