Logo O POVO+
Projeto da UFC realiza desfile de moda com idosos do Lar Torres de Melo
CIDADES

Projeto da UFC realiza desfile de moda com idosos do Lar Torres de Melo

| Ação social | Estudantes acompanharam modelos durante todo o semestre, fazendo roupa sob medida
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Idosos e estudantes se alinhavam em fila antes de entrar na quadra arrumada com um tapete vermelho especialmente para a ocasião. As estrelas não escondiam o contentamento e o nervosismo antes de entrar na passarela, dando os retoques finais no cabelo e na maquiagem minutos antes do momento principal. De braços dados com os autores das peças que trajavam, os modelos desfilaram um a um e foram recebidos com palmas. Além das calças, saias, vestidos e blusas, vestiam sorrisos.

 

O projeto Vestir com Emoção, formado por estudantes do curso de Design de Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizou sua quarta edição ontem no Lar Torres de Melo. A iniciativa tem levado anualmente os alunos da disciplina Ergonomia do Produto para a casa beneficente. Durante todo o semestre, eles realizaram visitas para conhecer seus modelos e criar roupas  sob medida, de acordo com as necessidades e preferências de cada um.

[FOTO2][FOTO3]

O aposentado Antônio Gonçalves, 70, pediu à aluna que o acompanhou uma calça e um paletó para comemorar o Natal. Ele desfilou de alegria estampada no rosto em sua cadeira de rodas, necessária após ter perdido parte da perna direita devido ao diabetes. "Tô muito feliz, agradeço muito, é muito gratificante", compartilha.

 

Para a aposentada Maria Conceição Ferreira, 70, que participou do projeto pela primeira vez, apesar de já morar na casa há dez anos, desfilar foi uma experiência "ótima". "Eu que escolhi (a roupa), eu gosto dessa cor preta, combina comigo. Gostei demais".

 

A ideia inicial do projeto foi da professora Araguacy Filgueiras, ao querer pensar a moda também para um público da terceira idade. "A gente normalmente pensa em uma moda mais de rua, de passarela, de luxo, mas todos nós consumimos", aponta.

 

Decidiu, então, levar para o local os alunos da disciplina de Ergometria, que leva em consideração justamente as necessidades de cada consumidor com relação à moda. "Para eles é uma emoção estar aqui e para a gente também", resume.

 

A realização do desfile serve de nota para os alunos da disciplina. Mas o significado do projeto vai muito além da aprovação. A estudante Andressa Gregório, 22, se sente feliz de ter colaborado. "Minha idosa gostou muito da roupa. Eu sinto que eles precisam muito serem acolhidos, ela gostava muito quando eu vinha para conversar", conta. "Eles são pessoas muito esquecidas por toda a sociedade e assim (com o desfile) eles se sentem até mais importantes. Geralmente eles não têm isso aqui", complementa.

 

A estudante Mellyne Barbosa, 23, concorda. "A gente teve esse momento de interação. Foi super interessante ver a reação dos idosos, a felicidade deles ao vestir a roupa, de ter uma roupa feita sob medida", considera.

 

"A moda tem que ter todo esse viés social de incluir não só os corpos-padrões, mas de voltar o nosso olhar mais para as outras pessoas, para os idosos, principalmente. A população do Brasil está envelhecendo e a gente vê que o mercado da moda não tem esse nicho", problematiza.

 

Projeto

 

O Vestir com Emoção leva alunos da disciplina Ergonomia do Produto ao Lar Torres de Melo. Com visitas periódicas, eles conhecem seus modelos e desenvolvem roupas conforme necessidades e preferências do idoso.

O que você achou desse conteúdo?