Logo O POVO+
Escolas particulares
CIDADES

Escolas particulares

Edição Impressa
Tipo Notícia

As discussões sobre a implementação também norteiam o processo nas escolas particulares. Airton de Almeida Oliveira, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe), frisa que é preciso "se debruçar na base e avançar e o que ela permite e possibilita para a aprendizagem". O sindicato conta com 390 escolas associadas em todo o Estado. 

Conforme Airton, parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio começa a ser implementada em 2019 e em 2020 estará "a compreensão estará mais consolidada". "Nas áreas de conhecimentos específicos temos português e matemática. Serão os nossos professores, não precisa ser um professor diferente. Mas será necessária a capacitação e o treinamento dos professores para a nova realidade", diz Airton. Ele diz que o sindicato vem desenvolvendo seminários acerca da base com os profissionais.

"Os caminhos da base, as estações de aprendizagem, nesse ano as escolas já começam a implementar para tornar as práticas pedagógicas mais motivadoras. Não será uma outra disciplina, mas aproximar essas áreas de conhecimento. A base trás novas possibilidades para que o professor seja investigador e pesquisador". 

Ele frisa que o foco das mudanças será "não olhar a sala como um todo, mas a particularidade de cada aluno". 

O que você achou desse conteúdo?