Logo O POVO+
Retirada de areia em excesso afeta ecossistema do parque
CIDADES

Retirada de areia em excesso afeta ecossistema do parque

Análise. Especialistas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O sistema de dunas fixas e móveis da Sabiaguaba é o único que ainda permanece na Cidade. É protegido ambientalmente por integrar a unidade de conservação do Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba. A retirada de areia do local é uma medida paliativa, conforme ambientalistas, já que há movimento natural das dunas de migração.

O projeto aprovado em Conselho Gestor prevê que o sedimento seja depositado no próprio parque, em área degradada por processo de mineração. O risco para veículos que trafegavam na CE-010 foi uma das razões para a aprovação da retirada.

O parque é composto por um conjunto de dunas fixas, móveis e semifixas, lagoas costeiras, terraços marinhos, rochas de praia, manguezais, e uma área de tabuleiro pré-litorâneo (área mais plana de Fortaleza). O local apresenta diversidade de ecossistemas (mata de tabuleiro, de dunas, de restingas e de manguezal). Conforme especialistas, a retirada em excesso do volume de areia pode acarretar em problemas ambientais.

De acordo com Gabriel Aguiar, biólogo, ativista e integrante do Conselho Gestor do Parque Cocó, é uma das áreas com vasta biodiversidade em Fortaleza. "Tem peixe, raposa, guaxinim, tatu, gambá, uma série de animais e afeta tudo isso, além de resultar em alagamentos pela Cidade, já que são essas dunas que retiram água das chuvas, se impermeabilizam esse solo. Isso pode enfraquecer a bacia hidrográfica do Cocó, que é uma bacia que abastece dois terços de Fortaleza. Então, altera toda a dinâmica hídrica local".

Jeovah Meireles, geógrafo e autor do estudo de viabilidade da retirada dos sedimentos da CE-010, também alerta para a preservação dos aquíferos existentes no sistema de dunas. Além disso, ressalta que a quantidade de areia retirada tem impacto na recarga desses aquíferos.

"Há também a desconfiguração da paisagem natural. Esse também foi um elemento importante para proteção integral. E o outro impacto que a gente tem que destacar é o fato de ter havido descumprimento por parte do DER na resolução, o que desencadeou a dinâmica de migração da própria duna. Ela ficou inadequada geomorfologicamente ambientalmente para desenvolver aquela sua dinâmica natural de migração de uma duna móvel, isso que dá a sustentação e a importância de um ecossistema que funciona dessa forma", conclui Jeovah.

Hoje, o Ministério Público do Ceará pretende, em audiência, debater a suposta retirada irregular de areia das dunas.

O que você achou desse conteúdo?