Cerca de 2,5 mil pessoas, se concentraram ontem - Dia do Trabalhador, na avenida Duque de Caxias, no Centro, para começar o feriado em ritmo acelerado e sobre duas rodas, durante o 24ª CicloSesc, segundo informações da organização do evento. O passeio ocorreu, simultaneamente, em 71 municípios cearenses, reunindo cerca de 22 mil participantes, ainda de acordo com o Sesc. Com a inscrição, foram arrecadas 25 toneladas de alimentos, que serão distribuídas entre instituições sociais a partir do Programa Mesa Brasil Sesc. De acordo com o Sesc Ceará, que promove o evento, este é maior passeio ciclístico do Estado.
Carmelita Ribeiro, 53 anos, optou pela atividade a partir do convite de uma amiga. Sobre deixar o descanso do feriado para se exercitar, a manicure diz não ter arrependimento. "Eu aguentei a trilha de Maranguape por que não aqui? Com certeza aguentarei", assegura Carmelita, antes da largada.
 Na Capital, a concentração começou às 6h e contou com DJ. Os participantes receberam camisa e kit lanche. O trajeto total foi de aproximadamente 13 quilômetros, que contemplou importantes vias, como as avenidas Leste-Oeste, Pessoa Anta, Beira Mar e Abolição. Durante o passeio, os ciclistas foram acompanhados por ambulância, caminhão de apoio, agentes de trânsito, batedores e um trio elétrico.
De acordo com a gerente do programa de lazer do Sesc Ceará, Ana Carmélia Costa, a edição de 2019 superou a meta de parceiros. "Ano passado nós trabalhos com 40 municípios. Este ano, nós temos 71 municípios realizando o Ciclosesc simultaneamente, pra comemorar o Dia do Trabalhador. É um evento aberto para comunidade em geral, para as famílias", explica Carmélia.
A gerente ainda lembra que o evento, além da distribuição de brindes e sorteio de bicicletas, percorre os principais pontos turísticos da Cidade. "A temática do evento este ano é 'Viver mais a cidade'. Então nós vamos conhecer um pouquinho mais dos pontos turísticos de cada município", destaca.
A estudante Lana Araújo, 12 anos, foi com o pai ao passeio e a expectativa era grande pela experiência. "Essa é a minha primeira vez e eu tô muito feliz". O pai dela, Laécio Araújo, 43 anos, comenta que a decisão pelo passeio reflete uma tentativa de mudança de vida, e para melhor. "(A participação) Foi uma motivação para uma nova vida, para a gente se motivar a viver uma vida melhor, com mais saúde, mais dedicação", compartilha Laécio.
Cidades
Além de Fortaleza, participaram também do passeio 70 cidades, entre elas Altaneira, Campos Sales, Farias Brito, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Itapajé, Maracanaú, Morada Nova, Icó, Jucás, Milhã, Mombaça, Tauá e Várzea Alegre.