Logo O POVO+
Estações instaladas passam a ter 20 vagas em média
CIDADES

Estações instaladas passam a ter 20 vagas em média

Ampliação
Edição Impressa
Tipo Notícia

Outra mudança prevista com edital do Bicicletar é em relação ao tamanho das estações, que passa a ter uma média de 20 vagas, 66% maiores que as primeiras estações que foram instaladas na Capital, em dezembro de 2014. Há também a determinação de que se respeite o limite mínimo de 20% de bicicletas disponíveis em cada estação e máximo de 80%. O não-cumprimento dessas condições por 30 a 60 minutos, dependendo do fluxo da estação, irá gerar multas para a empresa.

Felipe Alves, da Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza (Ciclovida), reclama que no sistema atual é comum encontrar estações vazias em horários de pico. Nesse sentido, o edital exige que a empresa adote a chamada "operação curral", na qual a redistribuição é feita entre as estações por meio de carros.

Caso o usuário se depare com estações sem vagas disponíveis, ele poderá usar o Bilhete Único para estender o tempo de uso, de 1 hora, em 15 minutos. Essa extensão, que atualmente só pode ser feita por ligação telefônica, também poderá ser efetuada por meio do aplicativo.

A ideia é que, nesse caso, o usuário tenha as informações de estações próximas com vagas disponíveis no próprio painel da estação. Essa opção, entretanto, é algo que o edital sugere e não coloca como uma exigência à empresa contratada.

 

O que você achou desse conteúdo?