Logo O POVO+
Sobral celebra centenário do eclipse que comprovou teoria de Einstein
CIDADES

Sobral celebra centenário do eclipse que comprovou teoria de Einstein

| Relatividade | A programação aberta ontem inclui debates com pesquisadores e astrônomos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ORQUESTRA Sinfônica da UFC fez apresentação na Praça do Patrocínio dentro do Festival Internacional de Orquestras de Jovens Eurochestries, como parte da programação comemorativa (Foto: Alex Costa / Especial para O POVO)
Foto: Alex Costa / Especial para O POVO ORQUESTRA Sinfônica da UFC fez apresentação na Praça do Patrocínio dentro do Festival Internacional de Orquestras de Jovens Eurochestries, como parte da programação comemorativa

Um eclipse total do sol revolucionou a ciência e possibilitou a comprovação da Teoria Geral da Relatividade do físico alemão Albert Einstein em maio de 1919. Sobral, na região norte do Estado, a cerca de 200 km de Fortaleza, foi a cidade escolhida pelo cientista francês naturalizado brasileiro Henrique Morize para a observação do fenômeno em virtude de sua posição estratégica.

Nesta quarta-feira, 29, Sobral abriu o Ano da Ciência com uma programação extensa para celebrar o centenário do eclipse. Além de uma exposição sobre o fenômeno astronômico e uma peça teatral científica, foram organizados simpósios, palestras, congressos e a reinauguração do Museu do Eclipse. Também foi realizada a solenidade com a presença de autoridades, cientistas e pesquisadores.

O prefeito de Sobral Ivo Gomes (PDT) explica que os trabalhos tiveram início há um ano e meio e envolveram a sociedade. "Trabalhamos especialmente na rede pública de educação a importância da ciência, da inovação, da Teoria da Relatividade e o que ela significou para a humanidade, para a ciência e para o dia a dia da população. Nosso objetivo é disseminar e popularizar a ciência", ressalta. O prefeito destaca entre a programação uma Feira de Ciência, uma reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e um encontro com transmissão simultânea entre Sobral e a Ilha do Príncipe, que também recebeu uma expedição em 1919.

Entre a programação nacional há uma exposição no Congresso Nacional até o dia 15 de junho, além de exposições em museus do país como o museu de astronomia do Rio de Janeiro e revistas científicas.

Presente à solenidade, o governador Camilo Santana (PT) parabenizou a cidade que hoje é destaque em educação. "É um dia histórico que precisa ser lembrado para as atuais e futuras gerações. Queremos mostrar que através da ciência, tecnologia e educação se transforma o mundo", destaca.

A Teoria da Relatividade tem implicações científicas que possibilitaram o desenvolvimento de aparelhos de GPS e pesquisas com energia atômica. No entanto, segundo o presidente da (SBPC), o físico Ildeu de Castro Moreira, Sobral ainda não é amplamente reconhecida pelo feito histórico. "Em Sobral mesmo, muitos não sabiam, mas as atividades que estamos promovendo vão ajudando a difundir. No Brasil, pouca gente sabe e, por isso, estamos criando exposições e vídeos; no exterior, menos ainda", ressalta.

O cientista cobrou para o Brasil um projeto nacional. "A ciência não para nunca. O desafio é melhorar a educação básica e a educação em ciências no ensino médio. Temos poucos museus da ciência e quase sem dinheiro. Temos que expandir o estudo, mas vivemos um momento difícil da ciência com cortes", ressalta.

O ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes participou das comemorações em Sobral
O ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes participou das comemorações em Sobral

AUTORIDADES

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Marcos Pontes participou da solenidade que contou também com o prefeito de Sobral Ivo Gomes e o governo do Ceará Camilo Santana

Museu do Eclipse foi reinaugurado ontem
Museu do Eclipse foi reinaugurado ontem

MUSEU

O Museu do Elipse foi reaberto ontem após nove meses de obras. O edifício recebeu novas instalações elétricas, sanitárias, climatização, sonorização, adequação às normas de acessibilidade e ampliação e modernização do projeto museográfico.

O que você achou desse conteúdo?