"O câncer não pode esperar". Assim lembra Olga Freire, presidente da Associação Peter Pan, que, em 30 de abril deste ano, inaugurou 14 leitos no Centro Pediátrico do Câncer (CPC), também conhecido como Hospital Peter Pan. A inauguração é a conclusão de uma das etapas da obra por que passa o CPC, construído em 2010 pela associação. O atendimento médico na unidade funciona em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e o financiamento do serviço (custos, profissionais, medicamentos e insumos) é feito integralmente pelo Governo do Ceará.
Segundo a associação, as novas vagas ainda não são ocupadas mesmo com a necessidade de atendimento a crianças e adolescentes com câncer. Ao todo, 13 crianças estariam em corredores no final de junho, conforme relato das famílias à associação. Olga destaca o "êxito" na parceria com o ente público, mas também defende a necessidade dos pacientes e seus familiares.
"Todo o projeto (do CPC) foi feito com a presença do Estado. Nós inauguramos, e na hora das crianças virem, não vieram. Não tinham o dinheiro para o custeio. Até que as mães nos procuraram, procuraram a Defensoria Pública, e denunciaram. Foram elas, as mães, que viram os leitos desocupados e os filhos delas nos corredores e procuraram a associação para que as ajudasse", explica a presidente da Peter Pan.
Com a nova etapa no primeiro pavimento do hospital, foram entregues seis enfermarias com leitos duplos, dois leitos de cuidados paliativos e seis consultórios médicos. Para Olga, a viabilização dos leitos à população tem sido o principal desafio da associação, mas há outros: "Nós precisamos fazer toda a parte de reabilitação, que vai desde a parte neurológica até a psicológica, a traumatológica, de fisioterapia, de fonoaudiologia. É uma transdisciplinaridade que nós estamos de olho", amplia.
Em 2017, foi inaugurado o terceiro andar do prédio, com quatro enfermarias duplas, dois leitos de isolamento e uma sala de procedimentos. Atualmente, 2.462 crianças e adolescentes recebem tratamento especializado, segundo a Peter Pan. A expectativa é que ainda em 2019 seja realizada a segunda expansão, com a construção de um centro cirúrgico de alta complexidade.
Em nota, o Hias respondeu que "em nenhum momento houve a presença de 13 pacientes oncológicos internados nos corredores do hospital". "É preciso ressaltar que o Hospital Infantil Albert Sabin é referência no tratamento de câncer infantojuvenil, atuando sempre com responsabilidade e prezando pela qualidade do tratamento de cada paciente", informa a nota.
De acordo com o hospital, cerca de 500 crianças e adolescentes estão em tratamento no CPC. "A oncologia pediátrica do Albert Sabin tem 81 leitos exclusivos, sendo 16 do Hospital Dia; 24 são leitos de quimioterapia sequencial; sete de UTI; 26 leitos de internação e mais oito de isolamento", especifica a nota.
Ainda conforme o hospital, a contratação de pediatras especialistas em onco-hematologia depende da disponibilidade desses profissionais em Fortaleza. "Junto à Secretaria da Saúde do Ceará, o Hias está trabalhando para solucionar essa questão", conclui o comunicado.
Tickets
Comercializados ao valor de R$ 17 cada um, o tíquete poderá ser trocado pelo sanduíche Big Mac na data do McDia Feliz, sábado, dia 24 de agosto. A compra antecipada por ser feita pelo telefone (85) 4008-4109