Casa do Estudante do Ceará
Com 64 quartos, a Casa do Estudante é opção de moradia gratuita para estudantes secundaristas, pré-universitários e universitários com renda familiar baixa. O processo seletivo para novos moradores é anual e ocorre sempre nos últimos meses do ano. Mais informações: www.facebook.com/casadoestudantedoceara.
UFC
A Universidade Federal do Ceará oferece, além da residência universitária e de auxílio moradia (em 2017, foram mais de 1,6 mil beneficiados), bolsas de iniciação acadêmica e isenções no Restaurante Universitário. Mais informações: www.guiadoestudante.ufc.br.
IFCE
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará oferece ajuda de custo em formação, moradia, transporte, alimentação e já chegou até mesmo a auxiliar a compra de óculos de grau. Só neste último mês de junho, 592 estudantes do campus de Fortaleza foram contemplados pelos benefícios. Mais informações: www.ifce.edu.br/fortaleza.
Uece
A Universidade Estadual do Ceará tem refeitórios universitários e um programa de bolsas de estudo destinado a universitários dos campi do Interior e da Capital em situação de vulnerabilidade social comprovada. As bolsas são concedidas mensalmente no valor de R$ 450 e servem para custear transporte, sustento doméstico e despesas com material de estudo (fotocópias e atividades de campo, por exemplo). Mais informações: www.uece.br.
Unilab
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira se empenha em garantir a permanência dos estudantes na instituição (visto que 25% dos universitários são estrangeiros) com a concessão de bolsas de alimentação, transporte e moradia, por exemplo. Lá, cerca de 50% dos estudantes brasileiros recebem algum tipo de auxílio, enquanto que, para os estrangeiros, esse número chega a 90%. Mais informações: www.unilab.edu.br.
Governo do Ceará
Por ano, desde 2017, o Governo do Ceará disponibiliza bolsas mensais de auxílio universitário no valor de R$ 468,50 para mil egressos da rede estadual de ensino. A ajuda pode ser solicitada por qualquer ex-aluno da rede, desde que seja cadastrado como beneficiário de programas sociais do Governo Federal, esteja cursando, no mínimo, 12 créditos de disciplinas do atual semestre letivo, e tenha frequência de, no mínimo, 75% em cada disciplina cursada. Edital completo e mais informações: www.seduc.ce.gov.br.