Logo O POVO+
Obras de dois espigões iniciam em dezembro; projeto deve prever exploração econômica
CIDADES

Obras de dois espigões iniciam em dezembro; projeto deve prever exploração econômica

Espigões das avenidas Desembargador Moreira e Rui Barbosa devem ser entregues em agosto de 2020. Obra do espigão da rua João Cordeiro inicia em fevereiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
REFORMA DOS ESPIGÕES deve prever a ocupação do espaço por novos negócios (Foto: Fco. Fontenele)
Foto: Fco. Fontenele REFORMA DOS ESPIGÕES deve prever a ocupação do espaço por novos negócios

As obras dos espigões das avenidas Rui Barbosa (na altura do Boteco Praia) e Desembargador Moreira (próximo ao Náutico Atlético Cearense) devem ser iniciadas a partir de dezembro deste ano. Na próxima segunda-feira, 19, o projeto vencedor do edital será anunciado. No caso do espigão da rua João Cordeiro (ao lado da Praia do Lido, também chamada Praia dos Crush), a escolha deve ser feita até outubro. Neste último, as empresas interessadas tinham até ontem, 13, para fazer o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) afim de realizar estudos de viabilidade para a instalação, gestão, operação e manutenção do equipamento.

Até três empresas serão escolhidas para realizar o estudo, conforme afirma Rodrigo Nogueira Diogo, coordenador de Parcerias Público-Privadas da Prefeitura de Fortaleza (PPPFor). Nesses casos, após a escolha do projeto, outro edital é lançado para a escolha da empresa responsável pela execução da obra. A previsão é de que a obra do espigão da João Cordeiro, na Praia de Iracema, seja iniciada em meados de fevereiro. "Os que estão com o processo mais avançando começam as obras em dezembro para entregar em agosto (de 2020), junto com a obra da nova Beira Mar", explica.

"As empresas precisam ter experiência específica no objeto interessado, na modelagem dos estudos. A gente vai selecionar pelo portfólio as que tiverem melhor pontuação", explica o coordenador. Os estudos devem contemplar modelagem operacional, econômico-financeira, jurídica, socioambiental e de engenharia e arquitetura para a instalação, gestão, operação e manutenção de empreendimento para entretenimento.

A ação está inserida dentro do Projeto Beira Mar de Todos, já em andamento, e do Fortaleza Competitiva, que objetiva incentivar novos negócios na Capital, por meio da disponibilização dos espaços públicos para a exploração econômica. Os espigões da rua João Cordeiro (640 metros de extensão), da avenida Rui Barbosa (270 metros) e da avenida Desembargador Moreira (245 metros) são considerados "âncoras para o turismo na região da Beira Mar", conforme Rodrigo Nogueira.

Um projeto para a construção de uma roda-gigante no espigão da rua João Cordeiro chegou a ser aprovado pelo Governo Federal, mas o projeto foi suspenso no final do último mês de julho. "A empresa que estava fazendo os estudos não apresentou um projeto viável economicamente", justifica o coordenador da PPPFor.

Alguns equipamentos na região são alvo de reclamações quanto à manutenção. Parte da estrutura da Ponte dos Ingleses (também conhecida como Ponte Metálica) desabou nesta segunda-feira, 12. A reforma do local, interditado desde janeiro de 2018, estaria em fase de projeto e deve ser executada pela Casa Civil. Conforme a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur), a obra deve começar até o fim do ano e ser entregue em 12 meses.

O que você achou desse conteúdo?