Logo O POVO+
Walter Cantídio é hospital universitário com mais pesquisas
CIDADES

Walter Cantídio é hospital universitário com mais pesquisas

Unidade ligada à UFC e vinculada ao Sistema Único de Saúde comemora 60 anos com 44 pesquisas em andamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Hospital Universitário Walter Cantídio (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Hospital Universitário Walter Cantídio

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), encerrou o ano passado com 44 pesquisas em andamento. Isso permitiu que ele ficasse em primeiro lugar em maior número de estudos clínicos desenvolvidos do País, entre 40 hospitais universitários geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Vacina contra dengue, junto à Universidade de São Paulo (USP), e a detecção de hipercolesterolemia familiar, doença que concentra toda a gordura alguns órgãos do corpo, junto ao Incor (SP), estão entre os estudos realizados.

Os resultados foram apresentados durante o Congresso Ensino, Pesquisa e Assistência: experiências bem-sucedidas e desafios do Hospital Universitário Walter Cantídio, seminário que comemora os 60 anos da unidade de saúde.

Renan Montenegro Júnior, gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFC, cita um estudo de doutorado sobre a hipercolesterolemia familiar, defendido pela endocrinologista de Helane Gurgel, que possibilita a detecção de casos graves de maneira mais rápida.

"A hipercolesterolemia familiar provoca mortes muito cedo porque é uma doença que não tem sintomas. Ela passa batida pela população. E o estudo busca a detecção precoce", diz. A pesquisa deve evitar mortes por problemas cardiovasculares antes dos 40 anos.

O superintendente do Complexo, professor Luciano Moreira, ressaltou "o HUWC, como importante equipamento do SUS, que realiza hoje uma série de procedimentos, alguns deles exclusivos na rede pública do Ceará, o que nos confere importância por um lado, mas, por outro, aumenta o peso da responsabilidade que assumimos".

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Isabel Correia Pinheiro, reforçou a importância do SUS. "Mesmo aqueles que dizem não precisar ou não usar o SUS, acabam se beneficiando de seus serviços", defendeu a pediatra cearense.

Mutirão oferece hoje consultas, exames e procedimentos

Nesta quinta, 21, cerca de 200 profissionais e estudantes da área de saúde devem ocupar, simultaneamente, três praças do Campus do Porangabuçu da UFC, com consultas, exames, procedimentos e orientações à população. Um total de 173 médicos e multiprofissionais, além de estudantes de áreas da saúde realizam 2.040 serviços. Os atendimentos são gratuitos.

Serão oferecidos 1.640 procedimentos, como testes para detecção do vírus HIV/Aids, das hepatites B e C e de sífilis. O Serviço de Endoscopia do HUWC deve oferecer avaliações de saúde com foco na prevenção do câncer colorretal, com possibilidade de marcação de exame de colonoscopia no próprio Hospital.

Teste de memória, análise postural e avaliação antropométrica ainda estão previstas. Também serão dadas orientações a respeito de vacinas, diabetes, alimentação saudável, doação de sangue e de medula óssea e tipagem sanguínea.

Aqueles que conseguiram vaga para consulta com especialistas devem comparecer com documento de identificação com foto, a partir das 8 horas, nas Ilhas de Ambulatórios (rua Cel. Nunes de Melo, s/n).

Exames

O mutirão de hoje oferece cem testes HIV/Aids, cem testes de Hepatite B, cem de Hepatite C e outros cem de Sífilis. Ainda haverá 100 vagas para exame de colonoscopia e outros.

O que você achou desse conteúdo?