Em tempos de crise econômica, o assunto educação financeira deve ser rotina. "Acreditamos que educação é um caminho chave para o desenvolvimento do Brasil. Aplicamos o projeto em escolas públicas e privadas com a educação financeira, em eixos transversais desde 2017 e já obtivemos resultados", informa o advogado Luis Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário. A instituição realizou ontem, no hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, capacitação de 50 professores da rede pública de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, no Projeto Jogos de Educação Financeira.
O projeto é nacional e começou no Ceará. A partir de uma parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a iniciativa, promovida pelo Bank of America Merrill Lynch, com realização do Instituto Brasil Solidário tem o objetivo de tornar o tema recorrente nas escolas e fazer com que ele chegue às casas dos estudantes. Os professores recebem a capacitação, repassam aos seus alunos e, estes, acendem o alerta dentro de casa. Os educadores lecionam em 14 escolas do município e se capacitaram com uso de técnicas que geram interesse nos adolescentes: os jogos de tabuleiro.
"Os jovens, crianças e adolescentes se divertem enquanto aprendem noções de organização financeira. A melhor maneira de se aprender é justamente com o uso da criatividade", aponta Salvatore. Segundo ele, desde o início do projeto, há dois anos, é possível perceber as mudanças nas escolas, com o aumento das notas e do interesse dos estudantes. O projeto antes era aplicado com alunos do ensino fundamental e esse é o primeiro trabalho realizado com professores do ensino médio.
Somente em 2019, a iniciativa já foi implementada em escolas dos estados do Maranhão, Pará, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, São Paulo e Ceará. Dentro do território cearense, as ações ganharam adesão em escolas municipais de 11 cidades: Sobral, Eusébio, Crateús, Tamboril, Ubajara, Tianguá, Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara além, das três cidades que participaram do projeto piloto: Beberibe, Pindoretama e Cascavel. Até o fim de 2019, mais de 160 mil alunos e 28 municípios do País deve ser atingidos pelo projeto.
Tamires Santos, 32, professora da Escola de Ensino Profissionalizante Raimundo Saraiva Coelho, de Juazeiro do Norte, acredita que o tema deveria fazer parte do currículo escolar. "O consumo consciente e a educação financeira deveriam já fazer parte da rotina", afirma.
"Trouxe para a minha vida as noções que eu aprendi aqui e levo para a sala de aula. Nós somos de um tempo que não tínhamos acesso a esse tipo de conhecimento", diz Nairton Vieira, professor de matemática de Cascavel. Diego Silva, 14, é aluno de Nairton e cursa o 9° ano. "Aprendi a economizar e ajudei minha família. Antigamente, eles compravam e não olhavam nada. Agora eu dou dicas", orgulha-se.
Informações sobre capacitação
Na fase de expansão, além do trabalho em rede com outas instituições parceiras do IBS, também foi criado um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br
Fonte
O projeto disponibiliza os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula no site www.vamosjogar
eaprender.com.br