Logo O POVO+
As demandas que surgem com a concentração populacional em algumas cidades
CIDADES

As demandas que surgem com a concentração populacional em algumas cidades

Edição Impressa
Tipo Notícia

A estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019 demonstra o aumento da concentração de pessoas em grandes centros urbanos. Os 17 municípios brasileiros com população superior a um milhão de pessoas somam 46,1 milhões de habitantes, o que representa 21,9% da população do Brasil. Ou seja, mais de 20% da população está concentrada em apenas 17 cidades. No Ceará, cerca de 46,4% da população está concentrada em nove municípios com mais de 100 mil habitantes.

Conforme a pesquisa, em 2019, 57,4% da população brasileira, o equivalente a 120,7 milhões de habitantes, se concentra em apenas 5,8% municípios (324), que são aqueles com mais de 100 mil habitantes.

"Você vai ter uma concentração geográfica e espacial de pessoas. Com isso, as cidades passam a ter novas demandas e um novo perfil de políticas publicas. Demandas como mobilidade urbana e questões relacionadas a saneamento básico", explica Vitor Hugo Miro, doutor em economia e coordenador do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os 48 municípios com mais de 500 mil habitantes concentram quase um terço da população, o equivalente a 66,5 milhões de pessoas. De outro modo, em 68,2% dos municípios (3.670), considerando os com até 20 mil pessoas, concentram apenas 15,2% da população do país (32 milhões de pessoas).

"No Ceará, poucos municípios concentram grande parte da população. Alguns se destacam com crescimento em relação a 2010, principalmente na Região Metropolitana, Pacajus, Horizonte, Eusébio e Pacatuba", diz Miro.

O que você achou desse conteúdo?