Logo O POVO+
Cine Ceará segue com tom político
CIDADES

Cine Ceará segue com tom político

Filmes exibidos ontem, 1º, foram apresentados com discursos de resistência
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Bárbara Cariry, produtora, e Rosemberg Cariry, diretor (ao centro), apresentam o longa cearense Notícias do Fim do Mundo no Cine Ceará (Foto: Rogerio Resende / divulgação)
Foto: Rogerio Resende / divulgação  Bárbara Cariry, produtora, e Rosemberg Cariry, diretor (ao centro), apresentam o longa cearense Notícias do Fim do Mundo no Cine Ceará

A 29ª edição do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema não vem fugindo de falar de política e do momento difícil que vive o audiovisual atualmente. Ontem, 1º, os dois filmes da mostra competitiva principal que foram exibidos - Ressaca, de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux, e Notícias do Fim do Mundo, de Rosemberg Cariry - tiveram apresentações marcadas por discursos de resistência, ainda que sem citar nominalmente o presidente Jair Bolsonaro (PSL). A indústria do audiovisual vem passando por ano delicado em relação a políticas públicas, sendo criticada diretamente pelo pesselista em diferentes ocasiões.

Na fala, a diretora de Ressaca celebrou o Nordeste. "É uma honra estrear no Cine Ceará, nesse 'país' que é o Nordeste, um lugar que pode ensinar o resto do Brasil a fazer duas coisas: cinema e votar", afirmou. Já Notícias do Fim do Mundo foi apresentado pelo cearense Rosemberg Cariry, que louvou o Cine Ceará como símbolo "não só do nosso cinema, arte e cultura, mas também da resistência". "Aqui afirmamos o nosso compromisso com a vida e com a liberdade. Um País tão belo não é para ser queimado. Estamos juntos para dizer não à força bruta", ressaltou o artista. Ao final do discurso, dedicou a sessão do filme ao ex-presidente Lula.

O tom político tem sido predominante desde a abertura do evento, na última sexta, 30, quando a atriz Fernanda Montenegro afirmou que "é na arte que o Brasil dá certo". Na ocasião, os ex-presidenciáveis Ciro Gomes e Fernando Haddad estiveram presentes. No sábado, a atriz Lília Cabral, que recebeu homenagem do Festival, lembrou que "os governos passam e a arte permanece". O Cine Ceará segue até a próxima sexta, 6, com programação gratuita no Cineteatro São Luiz e também no Cinema do Dragão.

RECURSOS

Na abertura do evento, na sexta, o governador Camilo Santana firmou compromisso de dobrar os investimentos para o audiovisual no Ceará. "A cada ataque contra a cultura, vamos fazer mais ação no Estado", afirmou.

O que você achou desse conteúdo?