Logo O POVO+
Pesquisa da UFC descobre modo de reverter desnutrição infantil
CIDADES

Pesquisa da UFC descobre modo de reverter desnutrição infantil

Iniciado nos anos 1990, o estudo conclui que a ingestão de prebióticos pode reverter a desnutrição e garantir o desenvolvimento físico e cognitivo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Aldo Lima
 (Foto: Viktor Braga / divulgação ufc)
Foto: Viktor Braga / divulgação ufc Professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Aldo Lima

Pesquisa do Núcleo de Biomedicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) pode ser chave no combate à desnutrição. Importante não só para a digestão, mas na produção de vitaminas e proteção contra doenças, a flora intestinal pode dizer muito sobre a saúde. É o que conclui o estudo feito pela UFC em parceria com instituições da América Latina, África, Ásia e Estados Unidos. O trabalho indica 15 bactérias que servem para a criação de um grupo-controle. Crianças desnutridas podem desenvolver os micro-organismos e atingir melhorias na saúde.

Estudo vai analisar alimentação e nutrição de crianças no Brasil

"Microbiota (ou flora) intestinal é importante na interação com os hospedeiros (o ser humano). Ela tem uma contribuição significativa porque produz vitaminas, ácidos graxos e outros componentes. Isso protege a pessoa contra patógenos (causadores de doenças) intestinais", explica o professor do Núcleo de Biomedicina da UFC, Aldo Lima.

A pesquisa foi iniciada nos anos de 1990 e, há cerca de cinco anos, passou a acompanhar cerca de três mil crianças, saudáveis e desnutridas, com até 60 meses de idade. Foram adicionados à dieta dos meninos e meninas com desnutrição um suplemento, batizado de MDCF-2 (microbiota-directed complementary foods), um tipo de prebiótico. As crianças com desnutrição moderada passaram a ter microbiota semelhante à das crianças saudáveis. Já as gravemente desnutridas conseguiram uma evolução semelhante à das crianças com desnutrição apenas moderada. No corpo, os prebióticos se transformam em probióticos.

Mais de 821 milhões de pessoas no mundo passaram fome em 2018

Probióticos são alimentos que contêm micro-organismos vivos cuja ingestão traz benefícios à saúde. "Vários são os fatores que podem alterar a microbiota de uma criança. Se ela está no meio de uma infecção intestinal ou normal pode causar impactos na absorção e produção dos nutrientes", expõe o professor. A ideia é que haja investimento para a fabricação de medicamentos com os probióticos indicados para evitar déficit no crescimento e no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.

Os estudos avaliaram os efeitos em relação a fatores como inteligência e memórias visual, auditiva e semântica nas crianças. Realizada desde os anos 1990, a pesquisa já apontava a falta de uma flora adequada pode afetar em até quatro centímetros o crescimento e reduzir em 10 pontos em teste de quociente de inteligência (QI), levando em conta a comparação com crianças saudáveis.

Uma em cada quatro crianças no mundo tem direito à infância negado

Um fator agravante apontado pelas pesquisas foi percebido na relação entre a diarreia e a frequência escolar: a perda de um ano de estudo era mais frequente entre as crianças que apresentavam frequentemente a doença. A análise das amostras fecais das crianças ocorreu por nove semanas. As duas primeiras foram um período de observação pré-tratamento. Durante as semanas seguintes, houve a administração das dietas, em que as crianças receberam os suplementos alimentares. As últimas duas semanas foram de observação pós-tratamento, com a obtenção de resultados pelos pesquisadores.

REVISTA

Os resultados da pesquisa desenvolvida pela UFC e parceiros foram publicados em julho deste ano na revista Science, uma das mais importantes do mundo.

O que você achou desse conteúdo?